Energisa

Programas e Indicadores

Programas e Iniciativas

Apoiada por uma Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, a Energisa procura assegurar uma convivência responsável com o meio ambiente do entorno das operações, com uso racional dos recursos naturais e melhoria contínua no desempenho ambiental. A política orienta sobre aspectos a serem observados para garantir a qualidade de produtos e serviços, em linha com a viabilidade econômica, o uso eficiente de recursos e a saúde e segurança dos colaboradores e da comunidade.

Os processos são padronizados pelo Sistema de Gestão em Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança do Trabalho (SGMASS), ferramenta compatível com as normas ISO 14001 (meio ambiente) e OSHAS 18001 (saúde e segurança).

Para minimizar os efeitos da dimensão geográfica, todas as empresas do Grupo Energisa contam com uma área de Meio Ambiente. Com objetivo de promover a troca de experiências e melhorias de gestão ambiental, em 2019 foi realizado um workshop de meio ambiente, com a participação de todas as unidades do Grupo. Além disso, grupos de trabalhos envolvendo as áreas de cada distribuidoras são formados para tratamento de temas específicos.

Em 2021, foram investidos R$ 315,8 milhões em iniciativas de gestão ambiental, 1,4% acima de 2020.

Clique aqui e conheça os programas ambientais e sociais do Grupo Energisa

Clique aqui e conheça também a Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Governança

Fazer negócios de forma clara e aberta é um compromisso que trabalhamos arduamente para manter e, sempre que possível, promovemos a transparência em todo o nosso setor. Temos um conjunto abrangente de códigos, políticas e processos de garantia que definem como pretendemos operar de forma responsável.

O modelo de governança corporativa da Energisa tem como objetivo garantir a equidade de acesso à informação dos seus públicos de relacionamento, de forma a garantir um diálogo aberto e transparente.

A estrutura de governança é composta por Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria-Executiva, com o apoio de Comitês que contribuem para as tomadas de decisão.

Clique aqui e conheça a estrutura de Governança do Grupo Energisa

A Energisa mantém capital aberto desde 1907, com adesão ao Nível 2 de Governança da B3 (Brasil Bolsa Balcão) a partir de julho de 2016, sendo uma das empresas listadas que atuam sob as melhores práticas de governança e transparência de mercado.

É publicado anualmente o informe sobre a aplicação de 54 práticas listadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa, bem como justificativas para aquelas que não são adotadas pela Companhia.

Ética e Integridade

A ética é percebida pela Energisa como valor fundamental para a condução dos negócios e relacionamento com todos os públicos com os quais interage. Os princípios e as regras de conduta – aplicáveis aos colaboradores, administradores e inclusive aos fornecedores e terceiros são formalizados no Código de Ética e Conduta. O documento informa as práticas e os padrões de comportamento que devem ser aplicados no dia a dia, sempre para dar suporte à missão empresarial e garantir uma convivência justa e harmoniosa entre a Energisa e os públicos de relacionamento.

Comitê de Ética

O cumprimento e aprimoramento do Código de Ética e Conduta é atribuição do Comitê de Ética, que tem a missão de promover os valores morais e princípios universais de bem-estar social que norteiam os negócios da Companhia, sempre priorizando a ética, o respeito, a transparência e a verdade nos relacionamentos, de forma a proporcionar um ambiente íntegro, saudável e harmonioso.

O Comitê está encarregado de implementação, disseminação, treinamento, revisão e atualização do Código de Ética e Conduta e do canal de denúncias, bem como por conduzir apurações e propor medidas corretivas relativas às infrações ao Código.

O Comitê faz relato direto ao diretor presidente do Grupo. Em 2019, o órgão foi acrescido de duas posições, a fim de promover maior diversidade, e encerrou o ano com oito membros efetivos, que têm mandatos de três anos prorrogáveis, atuando de acordo com um regimento

interno aprovado durante o ano.

Programa de Integridade

O tema está sob a responsabilidade da Gerência de Riscos e Auditoria, subordinada matricialmente à Vice-Presidência Financeira e ao Comitê de Auditoria e Riscos.

A alta direção da empresa também está comprometida com o programa de integridade e é representada pelo Comitê de Ética e pelo Comitê de Auditoria e Riscos do Conselho de Administração, ambos nomeados pelo Conselho de Administração.

O Grupo Energisa adota conjunto de estruturas, procedimentos e práticas de prevenção, detecção e remediação de fraudes e ilícitos que engloba, entre outros elementos, o seguinte: (i) modelo de condutas inaceitáveis e conflito de interesses; (iii) Comitê de Ética da Energisa; (iv) Comitê de Auditoria e Riscos da Energisa; (v) Política de Operações com Partes Relacionadas; (vi) Política de Negociação de Valores Mobiliários; (vii) gestão de riscos e auditoria, com o mapeamento de processos críticos e de integridade; (viii) auditoria de fornecedores; (ix) auditoria de partes relacionadas; e (x) canal de denúncias de irregularidade.

Os aspectos de integridade também são parte importante da política de pessoal da empresa e constam da Política de Indicação e Remuneração dos Administradores, aprovada pelo Conselho de Administração e disponível no site da empresa.

Os colaboradores passam por treinamento sobre ética e integridade na admissão e, a partir do 2º semestre de 2019, por treinamentos periódicos (EAD) a cada semestre.

Canal de Denúncias

A Companhia possui um Canal de Denúncias próprio, com regras definidas em Instrução Normativa aprovada por seu Diretor Presidente em fev/2010 e revisada em mar/2017. As regras básicas estão publicadas no site da Companhia e preveem o anonimato do denunciante e a confidencialidade das informações, entre outros. O canal de denúncias é interno, porém, a depender do caso a Companhia contrata assessoria externa especializada para realizar a apuração da denúncia.

As denúncias são recepcionadas, classificadas e registradas em sistema computacional próprio. Os auditores responsáveis podem, eventualmente, manter contato com os denunciantes com vistas a esclarecimentos adicionais, após o que as denúncias são enviadas ao Comitê de Ética.

O Comitê analisa as demandas recebidas pelos canais de acesso, bem como determina as medidas cabíveis com base nas normas internas do Grupo. As questões são acompanhadas pelo Comitê de Auditoria e Risco e eventualmente empresa especializada. Após a apuração a área responsável elabora o relatório detalhado com recomendações, que é submetido ao Comitê para aprovação. Já os casos que eventualmente envolvam membros do Comitê são tratados diretamente pelo Conselho de Administração.

Clique aqui para acessar as Políticas do Grupo

Indicadores

A Energisa tem como objetivo impulsionar mudanças e detectar com antecedência novas oportunidades de mercado, ciente de que o ponto de partida é o conhecimento do contexto em que o Grupo atua.

Por isso, as questões EESG (Economic, Environmental, Social and Governance) identificadas na matriz de materialidade devem estar fortemente associadas à estratégia de atuação da Companhia. Essas questões serão desdobradas em indicadores que representam dados sólidos acerca do compromisso da Energisa com o desenvolvimento sustentável. Esses indicadores são utilizados não apenas para avaliação ex post, mas para antecipar decisões e reforçar uma abordagem proativa ao invés de reativa.

Divulgamos os indicadores anuais de desempenho EESG das distribuidoras do Grupo. Uma análise mais abrangente, tanto de indicadores quanto de aspectos qualitativos do tema, é realizada anualmente e publicada no Relatório de Sustentabilidade.

Após o estudo de materialidade, os indicadores também serão apresentados em nível consolidado do Grupo, levando em consideração o que está delineado nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), além dos princípios de prestação de contas da Aneel, Sustainability Accounting Standards Board (SASB), do Pacto Global das Nações Unidas e dos principais índices de sustentabilidade. Além disso, buscando o aumento da transparência e da qualidade das informações divulgadas a nossos acionistas e demais stakeholders, serão divulgados uma síntese dos principais indicadores trimestrais.

Indicadores EESG

Clique aqui para acessar a Planilha de Indicadores