Energisa

Relatórios

Relatório Anual de Sustentabilidade

O Relatório Anual de 2020 será publicado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

A Global Reporting Initiative é uma organização internacional, independente, sem fins lucrativos e com múltiplas partes interessadas, que desenvolveu diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade que se esforçam para aumentar a responsabilidade e transparência do desempenho econômico, ambiental e social, fornecendo a todas as empresas e organizações uma estrutura de relatório de sustentabilidade abrangente que é amplamente utilizada em todo o mundo. Desde 2016, as diretrizes GRI também incluem referências aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Desde agosto de 2020 o Grupo Energisa é signatário do Pacto Global, passando a assumir oficialmente a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como participante do Pacto Global, o Grupo Energisa deverá publicar anualmente relatórios sobre o progresso feito e os resultados alcançados na implementação dos dez princípios e das metas sustentáveis ​​da ONU, por meio de uma Comunicação de Progresso (COP). Apoiamos a responsabilidade pública e a transparência e, portanto, nos comprometemos a enviar relatório sobre os progressos dentro de um ano após a adesão ao Pacto Global e anualmente a partir de então, de acordo com a política da COP.

Confira aqui o Relatório de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Energisa de 2019.

Relatórios Anuais – Anos Anteriores

Para acessar os relatórios anuais, clique aqui.

Ratings e Índices

Existe uma ligação clara entre as práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) – em inglês conhecida como Environmental, Social and Governance (ESG) – e criação de valor, uma vez que, investindo em projetos sustentáveis ​​e integrando essas práticas aos negócios, as empresas podem maximizar lucros e minimizar riscos ao mesmo tempo que contribuem para a concretização dos ODS.

A movimentação dos investidores em prol da sustentabilidade trouxe ainda maior responsabilidade para as empresas. Os analistas de ESG e as agências de classificação internacionais monitoram o desempenho de sustentabilidade da Energisa constantemente. Por meio da aplicação de diferentes metodologias, os analistas avaliam o desempenho do Grupo em relação aos temas ambientais, sociais e de governança.

Nesse contexto, a Energisa procura desenvolver uma estratégia inteligente em sustentabilidade, buscando total compreensão dos riscos, impactos e oportunidades disponíveis para a empresa, aproveitando essas informações para conduzir iniciativas internas direcionadas e acompanhar o desempenho através dos principais indicadores.

Os ratings e índices ESG são, portanto, considerados uma ferramenta estratégica para apoiar os investidores e identificar riscos e oportunidades vinculados à sustentabilidade em sua carteira de investimentos, enquanto contribuem para as empresas desenvolverem estratégias de investimento sustentáveis ​​nas operações e projetos, gerando valor no curto, médio e longo prazo.

Presença da Energisa nos principais índices e ratings de ESG