Relações com Investidores

Grupo Energisa vai investir na expansão da distribuição de gás natural do Espírito Santo

Grupo Energisa vai investir na expansão da distribuição de gás natural do Espírito Santo

Publicada em: 07/07/2023

  • Empresa irá acelerar investimentos já aprovados pela ARSP
  • Plano de aceleração será discutido em parceria com órgão regulador clientes e demais parceiros de negócio

Após a aquisição da ES Gás, o Grupo Energisa investirá na expansão da distribuição de gás natural do Espírito Santo. A afirmação é do CEO da empresa, Ricardo Botelho, ao anunciar que irá acelerar o plano de investimentos da Companhia para o ciclo agosto de 2020 a julho de 2025, já aprovado pela Agência Reguladora Estadual de Serviços Públicos (ARSP), que prevê aporte de R$ 160 milhões no período.

O plano de aceleração, a ser executado a partir de janeiro de 2024, será detalhado nos próximos meses e submetido ao órgão regulador clientes. Além deste plano, a ES Gás pretende apoiar as iniciativas mais estruturantes em parceria com governo estadual que visem desenvolver no estado um polo gás-químico e criar um hub importante para escoamento, transporte, distribuição, armazenamento e consumo de gás de natural, gerando benefícios a todos os perfis de clientes. O Espírito Santo é um estado privilegiado para sediar um forte crescimento do mercado de gás natural e liderar este segmento no Brasil, pela maturidade do marco regulatório nesse mercado, por sua forte vocação logística e deter a 3ª maior reserva de gás do país”, declara Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

Atualmente, a ES Gás fornece cerca de 2,2 milhões m³ de gás natural por dia ao mercado (industrial, residencial, comercial, termelétrico e veicular), com estrutura e capacidade para maior entrega. “A aptidão de crescimento do gás natural no mercado capixaba é extraordinária, com mercado potencial endereçável estimado em 11 vezes no segmento residencial, 5 vezes no comercial, 1,3 vezes no industrial e 5 vezes no veicular. Para viabilizar todo esse potencial, iremos aportar nossa expertise em transformações bem-sucedidos e em quase 120 anos de atuação no mercado de distribuição de energia. Atuaremos com maior ousadia para impulsionar o desenvolvimento do estado e trazer maior competitividade e economia aos clientes”, complementa Botelho.

A aquisição da ES Gás pelo Grupo Energisa faz parte da estratégia de diversificação de portfólio da Companhia e abre uma nova avenida de crescimento através da distribuição de gás natural.