Administração
- Home
- >
- Governança Corporativa
- >
- Administração
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, um décimo das ações com direito a voto, ou cinco por cento das ações sem direito de voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação. As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por no mínimo três e no máximo cinco membros e seus respectivos suplentes. O Estatuto Social da Energisa prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. O Conselho deve ser composto de no mínimo três e no máximo cinco membros e suplentes em igual número. O Conselho Fiscal foi instalado na Assembleia Geral Ordinária realizada em 28 de abril de 2020, sendo composto por 05 membros titulares e 05 membros suplentes, todos com mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária da Companhia.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Flavio Stamm | Membro | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Desde 1992, atua em Conselhos de Administração, Fiscais e na prestação de serviços de consultoria e assessoria empresarial nas áreas administrativa, financeira, societária, tributária e auditoria. É sócio da Stamm & Stamm Consultorial empresarial e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Anteriormente, no período de 1981 a 1992 foi executivo na área financeira do Grupo Brasmotor. |
||||
Vania Andrade de Souza | Membro | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Participou do Programa de Desenvolvimento de Sócios da KPMG, desenvolvido em conjunto com a Fundação Dom Cabral, a quinta melhor escola de negócios do Mundo de acordo com a revista Financial Times de 2011. Atualmente, sócia aposentada de auditoria no escritório do Rio de Janeiro. Ocupou posição de liderança no setor de energia elétrica da KPMG Brasil por mais de 10 anos. Tem mais de 34 anos de experiência, atuando com diversos setores entre eles: infraestrutura, principalmente energia elétrica, empresas industriais e comerciais, assets managements e empresas sem fins lucrativos. Participou como membro do Centro de Excelência de Energia Elétrica da KPMG Internacional e membro do GT6 – Grupo Técnico de Energia Elétrica do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil por mais de 10 anos. É membro do Conselho Fiscal do Lar Santa Catarina, uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da Assistência Social, localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. |
||||
Mauro Daud Filho | Membro | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Economista, formado em direito pela PUC SP em 1982; atualmente é Diretor Jurídico e de Compliance da Videolar-Innova S.A., atuando precipuamente nas áreas de contratos, societária e tributária. Foi membro do Conselho Fiscal da AES Eletropaulo no período entre 2013 e 2019, sendo o Presidente do Conselho no último mandato. É membro do Conselho Consultivo do grupo NC Farma (EMS), maior grupo farmacêutico no Brasil, desde 2014. Membro da Comissão Técnica da Associação de Investidores em Mercado de Capitais pela GF (Geração Futuro) Gestão de Recursos Ltda. e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC. |
||||
Camilo de lelis Maciel Silva | Membro | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Contador, ocupou o cargo de Diretor Executivo de Finanças e de Relações com Investidores (Março/2010-Julho/2023) no Instituto Hermes Pardini. Atuou como Membro do Conselho de Administração da Toxicologia Pardini Laboratórios S.A (23/04/2019 a 05/07/2023) e como Membro do Conselho de Administração do Laboratório Padrão S.A (2019/ 2023). Foi Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Análises Clínicas de Santos S.A (2021 / 2023) e Presidente do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças ( 2017 / 2020 ). |
||||
Caio Cezar Monteiro Ramalho | Membro | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Administrador, atua desde de julho de 2023 até o momento como Autoridade Portuária de Santos (Membro Independente do Comitê de Auditoria; e Membro Independente do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração), de Julho de 2022 até o momento atua na Empresa de Pesquisa Energética (Membro Independente e Coordenador do Comitê de Auditoria), de abril de 2023 até o momento atua na Oncoclínicas do Brasil Serviços Médicos (Membro Suplente do Conselho Fiscal), de maio de 2019 até o momento atua na Faerûn Ventures (Sócio e Diretor Executivo), de agosto de 2022 até o momento atua na Prol Educa (Membro do Conselho Consultivo). De abr/23 a set/23 atuou na Statkraft Energias Renováveis (Membro Independente do Conselho de Administração), de mar/21 a abr/23 atuou na CleanCloud (Membro do Conselho Consultivo), de mar/21 a mar/22: SulAmérica (Membro Independente do Conselho de Administração), de Abr/21 a Abr/22 atuou no Grupo Mateus (Membro Titular do Conselho Fiscal), de Abr/21 a Abr/22 atuou na Ecorodovias Infraestrutura e Logística (Membro Titular do Conselho Fiscal), de Jan/22 a Dez/22 atuou na EasyJur (Membro do Conselho Consultivo), de Abr/18 a Jun/19 atuou na Itapoena Capital Advisors, grupo HMC Itajubá (Sócio e Executivo), de Ago/10 a Jul/23 atuou na Fundação Getulio Vargas (Professor e Coordenador). |
||||
Gilberto Lerio | Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Sócio Gerente da Revisora Paulista S/C Ltda. (outubro de 1992 até presente data). Sócio Gerente da Lério & Zancaner Auditores Independentes. |
||||
Antonio Eduardo Bertolo | Suplente | AGOE 30/04/2023 | AGOE 2025 | |
Graduado em ciências contábeis e especialização em controladoria. Possui experiência de mercado, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de auditoria contábil, controladoria e consultoria contábil fiscal. Professor universitário e de cursos de extensão de disciplinas na área contábil. |
||||
Marco Antônio Pereira | Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Contador, Professor e coordenador de MBAs na PUCMinas e na Fundação Dom Cabral-FDC, além de participar das Universidades Corporativas FENABRAVE e ABRACAF. Atua como Consultor financeiro e Tributário de diversas empresas, incluindo associações ABRACAF, ABRARE, ABCN, ABRADIT, concessionárias de veículos, Grupo Simões - Bebidas Refrigerantes Cocacola, FCA Fiat Chrysler Automobiles, CaseNewHolland CNH, Iveco, Duratex, VLI e Electrolux. Membro do Conselho de Administração da Construtora Sant’anna no mandato 2022/2023 e Presidente do Conselho Fiscal do Ouro Minas Palace Hotel no mandato 2022/2023. Exerceu também o cargo de Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Hermes Pardini no mandato 2021/2022 e foi Suplente do Conselho Fiscal da Localiza Rent a Car no mandato 2021/2022. Anteriormente, atuou como assessor de Conselho de Administração do Grupo Simões - Brasil Norte Bebidas, fabricante de refrigerantes Coca Cola, de 2016 a 2019, além de ter sido Diretor financeiro e industrial da Sevenboys e Controller Tributário na Telemig Celular e FIEMG. |
||||
Ludmila de Melo Souza | Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Contadora, membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Empresa de Pesquisa Energética – EPE desde 2022, da Santos Port Authority – SPA desde 2019, e Conselheira Fiscal Suplente do Banco Bradesco desde 2024. Também atuou como Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Vports de 2020 a 2022. Além disso, é Professor de Magistério Superior de Contabilidade Avançada na Universidade de Brasília (UnB) e Membro da Comissão de Finanças e Contabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC desde 2023. Não ocupou cargos na instituição emissora. |
||||
Guilherme Pereira Alves | Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2025 | |
Atua na gestão das áreas de Planejamento Financeiro, Tesouraria, Relação com Investidores, Controladoria, Private Equity e Finanças Corporativas com carreira desenvolvida em Banco e Fundos de Investimentos, varejista de cosméticos e empresa do mercado fitness. Possui Mestrado em Finanças pela University of Tampa, Sykes School of Business, Graduação em Administração de Empresas, pela Lincoln Memorial University, School of Business. |
Órgão de deliberação colegiada que realiza a supervisão e controle das atividades da Companhia, exercendo responsabilidades concretas em relação à estratégia e à direção do negócio, e encomendando a gestão ordinária dos negócios aos órgãos executivos. Deve ser composto por até sete membros, os quais são eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de até dois anos, podendo ser reeleitos. Dos sete membros do Conselho de Administração da Energisa, atualmente dois assentos estão dedicados a acionistas minoritários.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Experiência profissional: Foi Presidente da Shell do Brasil S.A., empresa atuante no setor de combustíveis, Presidente da Billiton Metais S.A., empresa atuante no setor de metais, Vice-Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Presidente da AT&T Brasil Ltda., empresa atuante no setor de telecomunicações, e membro do Conselho de Administração de Brazilian Fast Food Corporation, empresa atuante no setor de alimentação. Durante os últimos cinco anos, vem exercendo a função de conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia, da Energisa Minas Gerais, da Energisa Paraíba, da Energisa Borborema e da Energisa Sergipe. |
||||
Luciana de Oliveira Cezar Coelho | Conselheira independente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Sócia fundadora e diretora geral da STS GAEA CAPITAL. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. Foi sócia fundadora da STK Capital (gestora de recursos de renda variável) e da consultoria VirtusBR Partners. Previamente, foi diretora responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e diretora do Industrials and Conglomerates Advisory Group do Banco ABN AMRO. Antes disso foi Vice President de Investment Banking e M&A na Merrill Lynch no Brasil e em Nova York e Associate na Lehman Brothers em Nova York. Foi membro do Conselho de Administração da Norte Energia entre 2013 e 2015. É bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Ph.D. em Economia e Finanças pela Harvard University. |
||||
Ricardo Perez Botelho | Vice-Presidente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Nascido em junho de 1959, formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Microeletrônica na Arizona State University, é ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, em Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial. |
||||
Marcelo Feriozzi Bacci | Conselheiro Independente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui especialização em Finanças e Mercado de Capitais pelo Ibmec São Paulo e MBA pela Universidade de Stanford (EUA). Atualmente, é Diretor Executivo de Finanças, Relações com Investidores e Jurídico da Suzano S.A., liderando as áreas de Tesouraria, M&A, Jurídico, Relações com Investidores, Controladoria, Serviços Compartilhados, Tributos, Planejamento, Gestão de Riscos e Compliance. O Sr. Marcelo Bacci também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) Presidente do Conselho de Administração da Veracel Celulose; (ii) membro do Conselho de Administração da Suzano Pulp Paper America; (iii) membro do Conselho de Administraçãoda Fibria Overseas Finance; (iv) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Ltd.; (v) membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose USA Inc.; (vi) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Material Technology Development; (vii) membro do Conselho de Administração da Suzano Ventures; (viii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (ix) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (x) Diretor da Mucuri Energetica S/A; (xi) Diretor da Projetos Especiais e Investimentos Ltda; (xii) Diretor da F&E Tecnologia Brasil S.A; (xiii) Diretor da Suzano Operações Industriais e Florestais S.A; (xiv) membro do Supervisory Board da Suzano International Trade GMBH; (xv) membro do Conselho de Administração na Fundação Arus de Seguridade Social; (xvi) Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros; e (xvii) membro do Conselho Consultivo da Sierentz Agro Brasil. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Executivo da Promon; (ii) Diretor Vice-Presidente Financeiro da Louis Dreyfus Commodities; (iii) Vice-Presidente Executivo da Suzano Holding; e (iv) Presidente do Conselho da Ibema Papelcartão. |
||||
Armando de Azevedo Henriques | Conselheiro Independente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Conselheiro não executivo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; na Vix Logística S.A. e da Ibitu Energia S.A. Certficado como conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e membro do IBGC e do IPGC – Instituto Português do Governo das Sociedades. Como executivo, desenvolve novos empreendimentos nas áreas de Oil&Gas e energia, com base na vasta experiência no setor de energia. Mais recentemente, atuou como Presidente da Duke Energy International até sua venda em dezembro de 2016, tendo atuado como CEO e Presidente do Conselho de Administração. Antes de ingressar na Duke Energy, ocupou vários cargos internacionas na BG Group, incluindo Presidente BG Brasil, BG Itália e Espanha e BG Argentina. Também atuou como VP Comercial Trinidad&Tobago. Atuou ainda como conselheiro da Metrogras e da ONS. Formado em engenharia química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido ainda mais sua experiência através do programa de gestão avançada na Wharton School (Universidade de Pensilvânia) e no programa de tecnologia de reatores do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). |
||||
Rogério Sekeff Zampronha | Conselheiro Independente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Rogério é Diretor Executivo (CEO) da Prumo Logística desde abril de 2022. Construiu sua carreira no setor Industrial, de Tecnologia e de Geração de Energias Renováveis. Foi presidente da Schneider Eletric Brasil e presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento, atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável. É membro do Conselho de Administração das empresas Aeris, Intelbras, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA – Gás Natural Açu e Porto do Açu. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo lMD (Lausanne, Suiça). |
||||
Luiz Eduardo Froés do Amaral Osorio | Conselheiro Independente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Atualmente, Luiz Eduardo Fróes do Amaral Osorio é presidente da LTS Investimentos (Lemann Telles e Sicupira). Na Vale S.A., até o final de 2022, atuou como Diretor Executivo de Relações Institucionais e Comunicação, Coordenador não independente do Comitê Executivo de Riscos de Negócios – Sustentabilidade, Relações Institucionais e Reputação e Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais. Além disso, suas principais experiências profissionais incluem: (i) Diretor Vice-Presidente Jurídico e Relações Institucionais da CPFL Energia S.A. (de maio de 2014 a julho de 2017), companhia aberta do ramo de energia elétrica; (ii) Membro do Conselho de Administração da CPFL Energias Renováveis S.A. (de outubro de 2014 a janeiro de 2017), companhia aberta do ramo de energia elétrica; (iii) Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL (de julho de 2015 a julho de 2017), entidade de incentivo à cultura; (iv) Diretor Executivo para Mercados Internacionais da Raízen (de junho de 2012 a março de 2014), sociedade do ramo de energia elétrica; (v) Membro do Conselho Diretor do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração); (vi) Membro do Conselho Consultivo do Columbia Center on Sustainable Investment da Universidade de Columbia; (vii) Membro do Conselho do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development); (viii) Cargos de direção em nacionais e multinacionais como AmBev, Diageo e Shell; (ix) Integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE; do Comitê de Ética do Conar e do Conselho Fiscal do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool – CISA; (x) Diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja – SINDICERV e da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas - ABIR. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em dezembro de 1998 e possui Mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela American University de Washington, D.C. – School of International Service, concluído em maio de 2003. Também possui formação executiva em: Corporate Social Responsibility pela Harvard Business School (EUA); Identifying the Challenges and Building General Management Skills pela Insead (França); From Strategy to Execution, Leading in a High Performance Organization pela Wharton School (EUA); e a Leadership in Corporate Counsel pela Harvard Law School (EUA). |
A Diretoria Executiva da Energisa poderá ser composta por até cinco membros, os quais podem ser acionistas ou não. Os membros são eleitos pelo Conselho de Administração para mandato de um ano, podendo ser reeleitos. Findo seus mandatos, permanecerão em seus cargos até a investidura dos novos diretores eleitos.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Perez Botelho | Diretor Presidente | RCA 08/05/2024 | RCA 2025 | |
Nascido em junho de 1959, formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Microeletrônica na Arizona State University, é ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, em Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial. |
||||
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | RCA 08/05/2024 | RCA 2025 | |
Nascido em dezembro de 1960, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), é ex-analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e ex-assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É o Vice Presidente Financeiro do Grupo Energisa. |
||||
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 08/05/2024 | RCA 2025 | |
Nascido em março de 1963, Diretor de Suprimentos e Logística eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Graduado em Engenharia Mecânica pela University of Kansas, nos EUA. Iniciou sua carreira na Accenture, onde atuou por 21 anos, 10 deles como diretor. Atendeu em especial os setores de petróleo e de energia elétrica. Na CPFL Energia, atuou estatutariamente como vice-presidente da holding e de suas controladas por 7 anos, responsável pelas áreas de suprimentos, tecnnologia da informação, processos, qualidade e serviços compartilhados. Está na Energisa há mais de dois anos, como diretor de integração dos projetos pós-aquisição do Grupo Rede (PMI) e na montagem da Central de Serviços Energisa (CSE). |
||||
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 08/05/2024 | RCA 2025 | |
Nascida em novembro de 1978, Diretora de Gestão de Pessoas eleita em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, em 2001. Possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. É atual Diretora de Gestão de Pessoas das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, e Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e diretora da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Empresa Elétrica Bragantina S/A; Companhia Nacional de Energia Elétrica; Caiuá – Distribuição de Energia S/A; Companhia Força e Luz do Oeste; Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A. |
||||
Fernando Cezar Maia | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 08/05/2024 | RCA 2025 | |
Engenheiro Eletricista pelo Instituto Militar de Engenharia em 1980. Nos últimos seis anos, como sócio da BENCH Consultoria, atuou como consultor na área regulatória junto ao Grupo Energisa. De 2003 a 2010 foi Diretor Técnico e Regulatório da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia ABRADEE. Foi Superintendente de Comercialização de Energia e Superintendente de Tarifas da Light entre 2000 e 2003. Atuou como Assessor do Diretor Geral da ANEEL desde a sua criação até 2000. Anteriormente ocupou diversas posições gerenciais na Eletronorte, nas áreas de planejamento elétrico, energético, de mercado e de novos negócios. Membro suplente do Conselho Fiscal da CESP. Declarações: Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. Adicionalmente, o administrador acima declara que não é, nos termos da legislação aplicável, considerado uma pessoa exposta politicamente. |
O Comitê de Pessoas e Sustentabilidade (nova denominação do Comitê de Remuneração e Sucessão) de assessoramento permanente, vinculado ao Conselho de Administração da Companhia, sem poder deliberativo ou de gestão, cabendo-lhe auxiliar o Conselho de Administração no exercício de suas funções. Suas decisões e manifestações são recomendações não vinculativas. O Comitê é responsável por analisar e emitir recomendações sobre políticas e práticas de recrutamento, avaliação, nomeação, integração e sucessão de administradores e colaboradores; políticas de remuneração e incentivos; cultura, clima, engajamento e performance; gestão de pessoas e bem-estar; promoção da ética, integridade e boas práticas de governança; sustentabilidade empresarial e responsabilidade socioambiental; e desenvolvimento sustentável do negócio, incluindo compromissos "ESG" para atuação sustentável e responsabilidade social.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation. |
||||
Rogério Sekeff Zampronha | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Diretor Executivo (CEO) da Prumo Logística desde abril de 2022. Construiu sua carreira no setor Industrial, de Tecnologia e de Geração de Energias Renováveis. Foi presidente da Schneider Eletric Brasil e presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento, atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável. É membro do Conselho de Administração das empresas Aeris, Intelbras, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA – Gás Natural Açu e Porto do Açu. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo lMD (Lausanne, Suiça). |
||||
Luiz Eduardo Froés do Amaral Osório | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Atualmente, atua como presidente da LTS Investimentos (Lemann Telles e Sicupira). Na Vale S.A., até o final de 2022, atuou como Diretor Executivo de Relações Institucionais e Comunicação, Coordenador não independente do Comitê Executivo de Riscos de Negócios – Sustentabilidade, Relações Institucionais e Reputação e Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais. Além disso, suas principais experiências profissionais incluem: (i) Diretor Vice-Presidente Jurídico e Relações Institucionais da CPFL Energia S.A. (de maio de 2014 a julho de 2017), companhia aberta do ramo de energia elétrica; (ii) Membro do Conselho de Administração da CPFL Energias Renováveis S.A. (de outubro de 2014 a janeiro de 2017), companhia aberta do ramo de energia elétrica; (iii) Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL (de julho de 2015 a julho de 2017), entidade de incentivo à cultura; (iv) Diretor Executivo para Mercados Internacionais da Raízen (de junho de 2012 a março de 2014), sociedade do ramo de energia elétrica; (v) Membro do Conselho Diretor do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração); (vi) Membro do Conselho Consultivo do Columbia Center on Sustainable Investment da Universidade de Columbia; (vii) Membro do Conselho do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development); (viii) Cargos de direção em nacionais e multinacionais como AmBev, Diageo e Shell; (ix) Integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE; do Comitê de Ética do Conar e do Conselho Fiscal do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool – CISA; (x) Diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja – SINDICERV e da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas - ABIR. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em dezembro de 1998 e possui Mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela American University de Washington, D.C. – School of International Service, concluído em maio de 2003. Também possui formação executiva em: Corporate Social Responsibility pela Harvard Business School (EUA); Identifying the Challenges and Building General Management Skills pela Insead (França); From Strategy to Execution, Leading in a High Performance Organization pela Wharton School (EUA); e a Leadership in Corporate Counsel pela Harvard Law School (EUA). |
||||
Armando de Azevedo Henriques | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Conselheiro não executivo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; na Vix Logística S.A. e da Ibitu Energia S.A. Certficado como conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e membro do IBGC e do IPGC – Instituto Português do Governo das Sociedades. Como executivo, desenvolve novos empreendimentos nas áreas de Oil&Gas e energia, com base na vasta experiência no setor de energia. Mais recentemente, atuou como Presidente da Duke Energy International até sua venda em dezembro de 2016, tendo atuado como CEO e Presidente do Conselho de Administração. Antes de ingressar na Duke Energy, ocupou vários cargos internacionas na BG Group, incluindo Presidente BG Brasil, BG Itália e Espanha e BG Argentina. Também atuou como VP Comercial Trinidad&Tobago. Atuou ainda como conselheiro da Metrogras e da ONS. Formado em engenharia química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido ainda mais sua experiência através do programa de gestão avançada na Wharton School (Universidade de Pensilvânia) e no programa de tecnologia de reatores do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). |
O Comitê de Estratégia e Alocação de Capital é um órgão de assessoramento permanente vinculado ao Conselho de Administração da Companhia, sem poder deliberativo ou de gestão, que auxilia o Conselho no exercício de suas funções. Suas decisões e manifestações são recomendações não vinculativas encaminhadas ao Conselho de Administração. Compete ao Comitê analisar e emitir recomendações sobre planos de negócio e planejamentos estratégicos; estratégias de longo prazo para alocação de capital, incluindo projetos de investimento e desinvestimento; estrutura de capital e endividamento; análise de oportunidades de negócios, incluindo operações societárias e a aquisição ou alienação de ativos relevantes; e políticas corporativas relacionadas à atuação do Grupo Energisa em temas de estratégia, alocação de capital e projetos.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation. |
||||
Marcelo Ferozzi Bacci | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui especialização em Finanças e Mercado de Capitais pelo Ibmec São Paulo e MBA pela Universidade de Stanford (EUA). Atualmente, é Diretor Executivo de Finanças, Relações com Investidores e Jurídico da Suzano S.A., liderando as áreas de Tesouraria, M&A, Jurídico, Relações com Investidores, Controladoria, Serviços Compartilhados, Tributos, Planejamento, Gestão de Riscos e Compliance. O Sr. Marcelo Bacci também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) Presidente do Conselho de Administração da Veracel Celulose; (ii) membro do Conselho de Administração da Suzano Pulp Paper America; (iii) membro do Conselho de Administração da Fibria Overseas Finance; (iv) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Ltd.; (v) membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose USA Inc.; (vi) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Material Technology Development; (vii) membro do Conselho de Administração da Suzano Ventures; (viii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (ix) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (x) Diretor da Mucuri Energetica S/A; (xi) Diretor da Projetos Especiais e Investimentos Ltda; (xii) Diretor da F&E Tecnologia Brasil S.A; (xiii) Diretor da Suzano Operações Industriais e Florestais S.A; (xiv) membro do Supervisory Board da Suzano International Trade GMBH; (xv) membro do Conselho de Administração na Fundação Arus de Seguridade Social; (xvi) Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros; e (xvii) membro do Conselho Consultivo da Sierentz Agro Brasil. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Executivo da Promon; (ii) Diretor Vice-Presidente Financeiro da Louis Dreyfus Commodities; (iii) VicePresidente Executivo da Suzano Holding; e (iv) Presidente do Conselho da Ibema Papelcartão. |
||||
Rogério Sekeff Zampronha | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Diretor Executivo (CEO) da Prumo Logística desde abril de 2022. Construiu sua carreira no setor Industrial, de Tecnologia e de Geração de Energias Renováveis. Foi presidente da Schneider Eletric Brasil e presidente para a América do Sul da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Mais recentemente, esteve à frente da Omega Desenvolvimento, atuando na estruturação e implantação de projetos de geração de energia renovável. É membro do Conselho de Administração das empresas Aeris, Intelbras, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA – Gás Natural Açu e Porto do Açu. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo lMD (Lausanne, Suiça). |
||||
Luiz Eduardo Froés do Amaral Osório | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Atualmente, atua como presidente da LTS Investimentos (Lemann Telles e Sicupira). Na Vale S.A., até o final de 2022, atuou como Diretor Executivo de Relações Institucionais e Comunicação, Coordenador não independente do Comitê Executivo de Riscos de Negócios – Sustentabilidade, Relações Institucionais e Reputação e Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais. Além disso, suas principais experiências profissionais incluem: (i) Diretor Vice-Presidente Jurídico e Relações Institucionais da CPFL Energia S.A. (de maio de 2014 a julho de 2017), companhia aberta do ramo de energia elétrica; (ii) Membro do Conselho de Administração da CPFL Energias Renováveis S.A. (de outubro de 2014 a janeiro de 2017), companhia aberta do ramo de energia elétrica; (iii) Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL (de julho de 2015 a julho de 2017), entidade de incentivo à cultura; (iv) Diretor Executivo para Mercados Internacionais da Raízen (de junho de 2012 a março de 2014), sociedade do ramo de energia elétrica; (v) Membro do Conselho Diretor do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração); (vi) Membro do Conselho Consultivo do Columbia Center on Sustainable Investment da Universidade de Columbia; (vii) Membro do Conselho do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development); (viii) Cargos de direção em nacionais e multinacionais como AmBev, Diageo e Shell; (ix) Integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE; do Comitê de Ética do Conar e do Conselho Fiscal do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool – CISA; (x) Diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja – SINDICERV e da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas - ABIR. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em dezembro de 1998 e possui Mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela American University de Washington, D.C. – School of International Service, concluído em maio de 2003. Também possui formação executiva em: Corporate Social Responsibility pela Harvard Business School (EUA); Identifying the Challenges and Building General Management Skills pela Insead (França); From Strategy to Execution, Leading in a High Performance Organization pela Wharton School (EUA); e a Leadership in Corporate Counsel pela Harvard Law School (EUA). |
||||
Ricardo Perez Botelho | Membro | 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Nascido em junho de 1959, formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Microeletrônica na Arizona State University, é ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, em Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial. |
O Comitê de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, constituído em 27 de abril de 2010, fornece apoio consultivo à Vice-Presidência Financeira no processo de gestão de risco de mercado financeiro, sendo responsável por avaliar operações, processos e procedimentos e propor alternativas. O comitê será composto ao menos pelos seguintes membros: (i) Vice-Presidente Financeiro da Companhia (cargo exercido pelo Diretor Financeiro); (ii) Diretor de Finanças Corporativas da Companhia; e consultor Externo especializado na gestão de riscos, em especial os de caixa e endividamento. O Comitê de Gestão de Riscos deverá, periodicamente, obter assessoria independente de consultores de macroeconomia e de mercado financeiro. O Comitê de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, por sua vez, não possui regimento interno, mas deve observar o disposto na Política de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, aprovada pelo Conselho de Administração.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Maurício Perez Botelho | Membro | 11/05/2010 | Indeterminado | |
Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial. |
||||
Antonio Carlos de Andrada Tovar | Membro | 05/04/2020 | Indeterminado | |
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1997 e em Direito pela Universidade Estácio de Sá, em 2013. É pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Indústrial pela UFRJ, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e é Mestre em Engenharia Industrial pela PUC-RJ. Tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e de infraestrutura. Exerceu posições executivas como Diretor Financeiro da Companhia de Gás de Minas Gerais, Chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia e Chefe do Departamento de Telecomunicações do BNDES. Foi membro do Conselho de Administração da RME – Rio Minas Energia e Participações S.A., da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. ±TAESA, da Energia Paulista Participações S.A. e do Conselho Fiscal da AES Tietê S.A.. |
||||
I9 Advisory Consultoria LTDA | Membro | 02/01/2017 | Indeterminado |
O Comitê de Auditoria e Riscos, constituído inicialmente em 15 de fevereiro de 2010, atua no acompanhamento e aconselhamento do Conselho de Administração nos assuntos relativos aos relatórios contábeis e financeiros, administração de riscos, atividades dos auditores internos e do canal de denúncia de irregularidades. O comitê tem como principais atribuições monitorar e controlar a qualidade das demonstrações financeiras, controles internos e o gerenciamento de riscos e compliance. Referido comitê deve ser constituído por no mínimo três membros indicados pelo Conselho de Administração. Quanto ao Comitê de Auditoria e Riscos, seu regimento interno, que estabelece a finalidade, composição e forma de funcionamento e as competências do comitê, aprovado pelo Conselho de Administração. O regimento do Comitê de Auditoria e Riscos não é disponibilizado para consulta pública.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Armando de Azevedo Henriques | Membro Independente | RCA 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Conselheiro não executivo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; na Vix Logística S.A. e da Ibitu Energia S.A. Certficado como conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e membro do IBGC e do IPGC – Instituto Português do Governo das Sociedades. Como executivo, desenvolve novos empreendimentos nas áreas de Oil&Gas e energia, com base na vasta experiência no setor de energia. Mais recentemente, atuou como Presidente da Duke Energy International até sua venda em dezembro de 2016, tendo atuado como CEO e Presidente do Conselho de Administração. Antes de ingressar na Duke Energy, ocupou vários cargos internacionas na BG Group, incluindo Presidente BG Brasil, BG Itália e Espanha e BG Argentina. Também atuou como VP Comercial Trinidad&Tobago. Atuou ainda como conselheiro da Metrogras e da ONS. Formado em engenharia química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido ainda mais sua experiência através do programa de gestão avançada na Wharton School (Universidade de Pensilvânia) e no programa de tecnologia de reatores do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). |
||||
Luciana Oliveira Cezar | Membro Independente | RCA 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Sócia fundadora e diretora geral da STS GAEA CAPITAL. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. Foi sócia fundadora da STK Capital (gestora de recursos de renda variável) e da consultoria VirtusBR Partners. Previamente, foi diretora responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e diretora do Industrials and Conglomerates Advisory Group do Banco ABN AMRO. Antes disso foi Vice President de Investment Banking e M&A na Merrill Lynch no Brasil e em Nova York e Associate na Lehman Brothers em Nova York. Foi membro do Conselho de Administração da Norte Energia entre 2013 e 2015. É bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Ph.D. em Economia e Finanças pela Harvard University. |
||||
Marcelo Feriozzi Bacci | Membro | RCA 30/04/2024 | 15/05/2026 | |
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui especialização em Finanças e Mercado de Capitais pelo Ibmec São Paulo e MBA pela Universidade de Stanford (EUA). Atualmente, é Diretor Executivo de Finanças, Relações com Investidores e Jurídico da Suzano S.A., liderando as áreas de Tesouraria, M&A, Jurídico, Relações com Investidores, Controladoria, Serviços Compartilhados, Tributos, Planejamento, Gestão de Riscos e Compliance. O Sr. Marcelo Bacci também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) Presidente do Conselho de Administração da Veracel Celulose; (ii) membro do Conselho de Administração da Suzano Pulp Paper America; (iii) membro do Conselho de Administração da Fibria Overseas Finance; (iv) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Ltd.; (v) membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose USA Inc.; (vi) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Material Technology Development; (vii) membro do Conselho de Administração da Suzano Ventures; (viii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (ix) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (x) Diretor da Mucuri Energetica S/A; (xi) Diretor da Projetos Especiais e Investimentos Ltda; (xii) Diretor da F&E Tecnologia Brasil S.A; (xiii) Diretor da Suzano Operações Industriais e Florestais S.A; (xiv) membro do Supervisory Board da Suzano International Trade GMBH; (xv) membro do Conselho de Administração na Fundação Arus de Seguridade Social; (xvi) Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros; e (xvii) membro do Conselho Consultivo da Sierentz Agro Brasil. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Executivo da Promon; (ii) Diretor Vice-Presidente Financeiro da Louis Dreyfus Commodities; (iii) VicePresidente Executivo da Suzano Holding; e (iv) Presidente do Conselho da Ibema Papelcartão. |
O Comitê de Divulgação tem as seguintes principais atribuições: (a) gerir a política de divulgação da Companhia, sendo responsável pelo registro de acesso às informações privilegiadas, classificando-as de acordo com critérios que possam facilitar o seu monitoramento; (b) centralizar as informações relevantes da Companhia e suas controladas, auxiliando o Diretor de Relações com Investidores nas suas obrigações perante a CVM; (c) discutir e recomendar a divulgação ou não divulgação de atos e fatos relevantes e comunicados ao mercado; e (d) revisar e aprovar as informações divulgadas ao mercado, antes de serem publicadas. Referido comitê atua na gestão da Política de Controle e Divulgação aprovada pelo Conselho de Administração. O Comitê de Divulgação será constituído por no mínimo três e no máximo cinco membros que serão nomeados pelo Presidente do Comitê, que obrigatoriamente será o Diretor de Relações com Investidores da Companhia, e deverão ser profissionais com comprovados conhecimentos na área jurídica, financeira, de mercado de capitais e de relação com investidores.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Maurício Perez Botelho | Presidente | 02/09/2024 | 02/09/2025 | |
Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial. |
||||
Olivia de Lima Teixeira | Membro | 02/09/2024 | 02/09/2025 | |
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Finanças pela Coppead. De 2008 a 2010, trabalhou na Orange, como estagiária e Analista de Recursos Humanos. De 2011 a 2014 foi Analista de Processos na CPM Braxis Capgemini e Tim Brasil. Em abril de 2014, ingressou na Energisa S.A. na área financeira – até 2017 atuou como Analista de Finanças; de 2017 a 2021 atuou como especialista; e de 2021 a 2022 como Coordenadora de Mercado de Capitais. Em setembro de 2022 iniciou como Gerente de Relação com Investidores. |
||||
Guilherme Fiuza Muniz | Membro | 02/09/2024 | 02/09/2025 | |
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Direito de Empresas pela PUC RJ. Ingressou na Energisa como estagiário em setembro/2010, participou de diversos projetos estratégicos e transformadores do grupo e ocupa atualmente o cargo de especialista jurídico da Gerência Jurídica Societária e Negócios. |
||||
Antonio Carlos de Andrada Tovar | Membro | 02/09/2024 | 02/09/2025 | |
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1997 e em Direito pela Universidade Estácio de Sá, em 2013. É pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e é Mestre em Engenharia Industrial pela PUC-RJ. Tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e de infraestrutura. Exerceu posições executivas como Diretor Financeiro da Companhia de Gás de Minas Gerais, Chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia e Chefe do Departamento de Telecomunicações do BNDES. Foi membro do Conselho de Administração da RME – Rio Minas Energia e Participações S.A., da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA, da Energia Paulista Participações S.A. e do Conselho Fiscal da AES Tietê S.A.. |
||||
João Paulo Moraes e Silva Paes de Barros | Membro | 01/09/2023 | 01/09/2024 | |
Advogado com experiência em escritórios de advocacia de médio e grande porte e empresas de grande porte. Especializado em Direito Societário, Contratos e Mercado de Capitais. Assessor Jurídico da Energisa S/A desde outubro de 2010. O participante, nos últimos 5 anos, não incorreu em: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; e (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. Adicionalmente, o participante acima declara que não é, nos termos da legislação aplicável, considerado uma pessoa exposta politicamente. |
O Comitê de Ética da Companhia é o principal responsável pela condução das apurações, divulgação e comunicação de irregularidades nas esferas e níveis cabíveis do Grupo Energisa. O Comitê de Ética da Companhia atua com independência, autonomia e de acordo com regimento interno próprio, aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, sendo que suas principais atribuições estão explicitadas no Código de Ética e Conduta. Destaca-se ainda que o Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia é periodicamente informado sobre as atividades do Comitê de Ética.
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Antonio Mauricio de Matos Gonçalves | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 20 anos de experiência no setor elétrico, sendo 8 anos na Energisa, com carreira desenvolvida nas áreas de operação, construção, manutenção e planejamento e orçamento. Ingressou na Energisa Mato Grosso do Sul como Gerente de Construção de Linhas e Subestações (2014), atuou como Ger de Construção e Manutenção da Distribuição (2016-2018). A partir de maio de 2018, começou a exercer o cargo de Gerente de Planejamento e Orçamento, desenvolvendo diversas atividades e projetos que geraram valor aos acionistas. |
||||
Daniele Araújo Castelo Salomão | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Nascida em novembro de 1978, Diretora de Gestão de Pessoas eleita em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, em 2001. Possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. É atual Diretora de Gestão de Pessoas das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, e Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e diretora da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Empresa Elétrica Bragantina S/A; Companhia Nacional de Energia Elétrica; Caiuá – Distribuição de Energia S/A; Companhia Força e Luz do Oeste; Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A. |
||||
Erika Ferrari Cunha | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Graduada em Sistemas de Informação pela Unipac Leopoldina, em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Internacional – Uninter e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 25 anos de experiência profissional na Energisa, com carreira desenvolvida nas áreas de estudos de novas tecnologias, construção e manutenção de rede de distribuição, proteção da distribuição, departamento de operações e assessoria de planejamento e orçamento. Ingressou na Energisa Minas Gerais como técnica de distribuição (1997), passando para analista técnico e analista de planejamento (2011). A partir de maio de 2011, assumiu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Qualidade no departamento de operação na Energisa Sergipe. A partir de 2018 assumiu o cargo de Coordenadora de Planejamento e Programação no Departamento de Construção e Manutenção e em dezembro de 2020 assumiu a Gerência da Assessoria de Planejamento e Orçamento, desenvolvendo diversas atividades e projetos que geraram valor aos acionistas. |
||||
Gioreli de Sousa Filho | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pós-Graduação em Gestão pela Faculdade Machado Sobrinho. Atua no Grupo Energisa desde 1988, onde exerce atividades nas Diretorias das distribuidoras do grupo desde 2000 (Diretoria Adjunto de Distribuição ±2000 a 2003 / Diretoria Técnica da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo 2003 a 2010 / Diretoria da Energisa Soluções 2008 a 2010). Nos últimos anos, atuou como Diretor Técnico e Comercial da Energisa Sergipe (2010 a 2011), Diretor Presidente da Energisa Sergipe (2011 a 2014), Vice Presidente de Distribuição do Grupo Energisa (2014 a 2016) e, mais recentemente, como Diretor Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul. Em julho de 2017, voltou a assumir a Vice Presidência de Distribuição do Grupo Energisa. Atualmente é Diretor das controladas de distribuição de energia da Companhia. |
||||
José Adriano Mendes Silva | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Engenheiro eletricista, formado pela faculdade de engenharia de Barretos – SP, fez pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência, pela Universidade Federal de Itajubá – MG. Cursou MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, pela Fundação Getúlio Vargas – RJ, e fez mestrado em engenharia elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos em Alta Tensão, também pela Universidade Federal de Itajubá. Foi diretor de operação das Centrais Elétricas Matogrossenses S.A até o ano de 2012, posteriormente ingressou no Grupo Energisa e exerceu a função de Diretor Técnico Comercial da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo (2014 a 2015) e Diretor Técnico e Comercial da Energisa Sul Sudeste (2015 a 2018). No final de 2018 foi convidado a assumir o cargo de Diretor Presidente da Energisa Acre, empresa recém adquirida pela Energisa no leilão de privatização do setor elétrico, função que exerce até a data atual. Nesse período desempenhou as funções de gestão das empresas, sempre procurando entregar os resultados empresarias que atendessem os acionistas, clientes, colaboradores, e sociedade em geral, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico das regiões sob concessão, através da melhoria da disponibilidade e qualidade no fornecimento da energia elétrica. |
||||
Alessandro Brum | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei e MBA em Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos pela FGV e Direito e Regulação do Setor Elétrico pelo IDP. Possui 19 anos de experiência profissional na Energisa, tendo atuado nas concessões de Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso e desde 2017 atuando na Energisa Tocantins, sendo de 2017 a 2020 como Diretor Técnico e Comercial e desde 2020 como Diretor Presidente. |
||||
Luiz Augusto Mendonça | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui pós graduação latu sensu em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho. É ex-estagiário/coordenador do CEAG/MG, ex-professor do Colégio Politécnico Pio XII, ex-engenheiro, assessor de treinamento e gerente de recursos humanos da Energisa Minas Gerais, ex-diretor presidente da Teleserv S/A, ex-diretor administrativo da Energisa Sergipe, Energisa Borborema, Energisa Paraíba e Energisa Mato Grosso do Sul, ex-diretor corporativo de recursos humanos do Grupo Energisa e ex-presidente do Conselho Deliberativo da Energisaprev. Atualmente ocupa cargo de administrador-estatutário da Energisa Planejamento e Corretagem de Seguros Ltda. e o cargo de gerente de riscos e controles internos do Grupo Energisa. |
||||
Fernanda Rocha Campos Pogliese | Membro | 22/12/2022 | 22/12/2025 | |
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 25 anos de experiência com carreira desenvolvida em escritórios de advocacia e, desde 2000, em assessorias jurídicas de empresas do Grupo Energisa. Em 2014, assumiu a Gerência Corporativa Jurídica do Grupo com o desafio de padronizar os procedimentos da área nas unidades, e, em dezembro de 2016, assumiu a Diretoria Jurídica do Grupo. |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Alves Mantovani | Diretor Presidente | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Rodolfo Acialdi Pinheiro | Diretor Técnico e Comercial | RCA 17/09/2024 | RCA 12/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Rodrigo Santana | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 28/10/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Maurício Perez Botelho | Suplente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Roberto Carlos Pereira Currais | Diretor Presidente | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e de Relação com Investidores | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Érika Ferrari Cunha | Diretora Técnica e Comercial | RCA 02/10/2023 | RCA 11/05/2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Sérgio Alves de Souza | Conselheiro | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Marcio Mario Zidan | Diretor Presidente | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Jairo Kennedy Soares Perez | Diretor Técnico e Comercial | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 28/10/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem Designação Específica | RCA 28/04/2022 | RCA 28/04/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ivan Muller Botelho | Presidente | AGOE 28/04/2022 | AGOE 2024 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 28/04/2022 | AGOE 2024 | |
Marcelo Silveira da Rocha | Conselheiro | AGOE 28/04/2022 | AGOE 2024 | |
Maurício Perez Botelho | Suplente | AGOE 28/04/2022 | AGOE 2024 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Marcio Mario Zidan | Diretor Presidente | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Fábio Lancelotti | Diretor Técnico e Comercial | RCA 17/09/2024 | RCA 12/05/2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 28/10/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Gabriel Alves Pereira Júnior | Conselheiro | AGOE 17/09/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Perez Botelho | Diretor Presidente | RCA 11/05/2023 | RCA 11/05/2024 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Administrativo, Financeiro e de Relação com Investidores | RCA 11/05/2023 | RCA 11/05/2024 | |
Antônio Carlos de Andrada Tovar | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 11/10/2023 | RCA 11/05/2024 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha | Presidente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Marcelo Silveira da Rocha | Conselheiro | AGOE 30/04/2024 | AGOE2026 | |
Maurício Perez Botelho | Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Marcelo Vinhaes Monteiro | Diretor Presidente | RCA 17/09/2024 | RCA 12/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e Diretor de Relação com Investidores | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Fabricio Sampaio Medeiros | Diretor Técnico e Comercial | RCA 01/10/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Mauricio Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Hélio Tito Simões de Arruda | Conselheiro Independente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Jorge Nagib Amary Junior | Membro Efetivo | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Flavio Stamm | Membro Efetivo | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Daniel Vinicius Alberini Schrickte | Membro Efetivo | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Gilberto Aparecido de Farias | Membro Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Gilberto Lerio | Membro Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 | |
Francisco Asclépio Barroso Aguiar | Membro Suplente | AGOE 30/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Paulo Roberto dos Santos | Diretor Presidente | RCA 17/09/2024 | RCA 12/05/2025 | |
Rodrigo Brandão Fraiha | Diretor Técnico e Comercial | RCA 17/09/2024 | RCA 12/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e Diretor de Relação com Investidores | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Rodrigo Santana | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 28/10/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Elaine Rosa | Conselheiro | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Alessandro Brum | Diretor Presidente | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Alberto Alves Cunha | Diretor Técnico e Comercial | RCA 25/04/2024 | RCA 11/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Alankardek Ferreira Moreira | Diretor de Relações Institucionais | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 11/05/2022 | RCA 11/05/2025 | |
Rodrigo Santana | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 28/10/2022 | RCA 28/10/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Alankardek Ferreira Moreira | Conselheiro | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
José Adriano Mendes Silva | Diretor Presidente | RCA 13/01/2023 | RCA 12/05/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor de Estratégia e Assuntos Regulatórios | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 | |
Guilherme Damiance Souza | Diretor Técnico e Comercial | RCA 25/04/2024 | RCA 12/05/2025 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 12/05/2022 | RCA 12/05/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Maurício Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
André Luís Cabral Theobald | Diretor Presidente | RCA 29/10/2021 | RCA 29/10/2024 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro | RCA 29/10/2021 | RCA 29/10/2024 | |
Rodrigo Santana | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 29/10/2022 | RCA 29/10/2024 | |
José Marcos Chaves de Melo | José Marcos Chaves de Melo | RCA 29/10/2021 | RCA 29/10/2024 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 29/10/2021 | RCA 29/10/2024 | |
Fernando Espindula Corradi | Diretor Técnico e Comercial | RCA 01/10/2022 | RCA 29/10/2024 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 29/10/2021 | RCA 29/10/2024 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Maurício Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Alexandre Xavier Gomes | Diretor Presidente | RCA 13/01/2023 | RCA 03/12/2024 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro | RCA 03/12/2021 | RCA 03/12/2024 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia | RCA 03/12/2021 | RCA 03/12/2024 | |
José Marcos Chaves de Melo | Diretor de Suprimentos e Logística | RCA 03/12/2021 | RCA 03/12/2024 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Diretora de Gestão de Pessoas | RCA 03/12/2021 | RCA 03/12/2024 | |
Antônio Maurício de Matos Gonçalves | Diretor Técnico e Comercial | RCA 01/02/2023 | RCA 03/12/2024 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem designação específica | RCA 03/12/2021 | RCA 03/12/2024 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Presidente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Vice Presidente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Maurício Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Mussi Moraes | Diretor Presidente | RCA 11/05/2023 | RCA 2024 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores | RCA 11/05/2023 | RCA 2024 | |
Nicolas Juan Octavio Pinon de Manfredi | Diretor de Transmissão | RCA 11/05/2023 | RCA 2024 | |
Gioreli de Sousa Filho | Diretor sem Designação Específica | RCA 11/05/2023 | RCA 2024 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho | Conselheiro | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Ricardo Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 | |
Maurício Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 25/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Mussi Moraes | Diretor Presidente | RCA 01/07/2022 | RCA 2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | RCA 01/07/2022 | RCA 2025 | |
Nicolas Juan Octavio Pinon de Manfredi | Diretor geral de operações | RCA 01/07/2022 | RCA 2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor Técnico | RCA 28/10/2022 | RCA 2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Perez Botelho | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Mauricio Perez Botelho | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Gioreli de Sousa Filho | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Antônio Carlos de Andrada Tovar | Membro Suplente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Jorge Frota Pereira Júnior | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Tulio Luis Mauro Barata | Membro Suplente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Mussi Moraes | Diretor Presidente | RCA 10/06/2022 | RCA 10/06/2025 | |
Maurício Perez Botelho | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | RCA 10/06/2022 | RCA 2025 | |
Nicolas Juan Octavio Pinon de Manfredi | Diretor de Transmissão | RCA 01/07/2022 | RCA 10/06/2025 | |
Fernando Cezar Maia | Diretor Técnico | RCA 10/06/2022 | RCA 10/06/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Perez Botelho | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Mauricio Perez Botelho | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Gioreli de Sousa Filho | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Daniele Araújo Salomão Castelo | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Antonio Carlos de Andrada Tovar | Membro Suplente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Jorge Frota Pereira Júnior | Membro Efetivo | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 | |
Tulio Luis Mauro Barata | Membro Suplente | AGOE 24/04/2024 | AGOE 2026 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Roberta Gonçalves de Godoi | Diretora Presidente | RCA 06/04/2023 | RCA 06/04/2025 | |
Erick Domingues Alencar | Diretor Administrativo-Financeiro | RCA 06/04/2023 | RCA 06/04/2025 |
Nome | Cargo | Eleição | Término | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Perez Botelho | Conselheiro | Conselheiro | AGOE 2025 | |
Maurício Perez Botelho | Conselheiro | AGOE 28/04/2023 | AGOE 2025 | |
Antonio Carlos de Andrada Tovar | Suplente | AGOE 28/04/2023 | AGOE 2025 | |
Gustavo Uramoto Matsumoto | Suplente | AGOE 28/04/2023 | AGOE 2025 | |
Fernanda Rocha Campos Pogliese | Suplente | AGOE 28/04/2023 | AGOE 2025 |