ENERGISA GROUP PUBLISHES 2022 SUSTAINABILITY ANNUAL REPORT (*)
Publicada em: 23/06/2023
TRANSFORMANDO ENERGIA EM SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO
Grupo Energisa lança Relatório de Sustentabilidade 2022, destacando iniciativas ASG e ações que reafirmam o seu compromisso com um futuro sustentável. O documento foi elaborado conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e teve os indicadores verificados por consultoria independente
A criação do relatório anual de sustentabilidade é uma atividade que envolve toda a Organização. É um momento importante de reunir, avaliar e medir tudo o que foi realizado ao longo do ano. Tempo de dimensionar feitos e avaliar a estratégia para seguir fazendo a diferença para alcançar um futuro sustentável.
A seguir, você terá a oportunidade de conhecer algumas das ações adotadas pelo Grupo no último ano, como avanços na redução da pegada ambiental de suas operações, principalmente emissões de gases de efeito estufa do escopo 3, com a desativação de Usinas Térmicas no Norte do país. Com esta iniciativa, entre 2020 e 2022, a Energisa evitou a emissão de 352 mil toneladas de CO2e na atmosfera através do seu Programa de desativação de Usinas Térmicas. A íntegra do relatório poderá ser acessada aqui.
Estratégia ESG: compromisso e responsabilidade
A atuação da Energisa em linha com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ASG) é parte da estratégia de longo prazo da empresa. No ano passado, a Energisa reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo o acesso à energia limpa, trabalho decente e desenvolvimento econômico, redução das desigualdades, produção responsável e ação contra as mudanças climáticas. A partir desses objetivos, foram elaborados 9 compromissos a serem alcançadas até 2026 e 2050.
“A Energisa está comprometida com o enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas, sendo protagonista na transformação energética brasileira; com a redução do seu impacto ambiental; a promoção da mobilidade social nas regiões em que atua; e na operação com integridade e cuidado da nossa gente à medida que expande seus negócios”, afirma Daniele Salomão, vice-presidente de Pessoas, Gestão e Sustentabilidade do Grupo Energisa.
A estratégia ASG adotada aborda três causas: transformação energética, mitigação dos impactos e mobilidade social. A Energisa não se posiciona apenas como uma empresa de infraestrutura elétrica. Ela atua como um ecossistema completo e diversificado, oferecendo soluções inovadoras para ajudar seus clientes na transição energética:
“Para a companhia, não existe separação entre o negócio e as ações para mitigar o impacto no planeta. A Energisa se diferencia justamente porque ter uma estratégia de negócio, social e ambientalmente responsável”, afirma Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.
Descarbonização e geração de energia limpa
A Energisa tem se empenhado ativamente na descarbonização do setor elétrico, adotando medidas para contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa. O compromisso assumido consiste em alcançar 600 MW de potência instalada em fontes renováveis até o final do ano de 2026.
Uma das estratégias adotadas pela empresa é a desativação de usinas termelétricas a diesel, que são fontes de energia caras e altamente poluentes, através da conexão de redes de energia isoladas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Nos últimos três anos, a Energisa Rondônia desativou 13 usinas termelétricas no estado, e outras 4 foram desativadas pela Energisa nos estados do Acre, Mato Grosso Pará. A iniciativa, quando concluída em 2026, vai evitar a emissão anual de 507 mil toneladas de CO2e na atmosfera, o equivalente a 3 milhões de árvores ou o reflorestamento de 3,5 mil hectares.
Com o objetivo de diversificar seus negócios e oferecer soluções de energia renovável, a Energisa colocou em operação as usinas solares Rio do Peixe I e Rio do Peixe II, na Paraíba, com capacidade instalada de 70 MWp. Essas usinas operam com o certificado global de energia limpa I-REC, agregando valor ao megawatt gerado e comprovando sua origem renovável. Além disso, a empresa investe também em geração distribuída através da (re)energisa, por meio de fazendas solares conectadas a redes de distribuição existentes. Com tudo isso, a Energisa já alcançou um total 263,6 MW de potência instalada em fontes renováveis em dezembro de 2022, cumprindo 43,9% a meta de 600 MW estabelecida até 2026.
Acesso universal à energia e eficiência energética
A promoção do acesso universal à energia é parte integrante da estratégia da empresa. A Energisa tem investido continuamente na disponibilização de energia confiável e sustentável para a população de estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, que possuem altas taxas de população sem acesso à energia. Programas como o Mais Luz para Amazônia (MLpA), Luz para Todos (LpT) e Ilumina Pantanal têm sido essenciais nesse sentido. Em 2022 foram investidos R$ 612 milhões entre recursos próprios e fundos setoriais, beneficiando mais de 26 mil famílias. O compromisso estabelecido consiste em levar energia elétrica, limpa e acessível a aproximadamente 55 mil famílias até o final do ano de 2026.
Além disso, a empresa realiza ações de eficiência energética, como a substituição de lâmpadas de iluminação pública, aparelhos de ar-condicionado e a instalação de sistemas fotovoltaicos, proporcionando economia de energia de 37,6 MWh para cerca de 90 mil unidades consumidoras, em um investimento de cerca de R$ 84 milhões.
Incentivo à cultura
A Energisa está comprometida em se aproximar da sociedade por meio da valorização das culturas regionais. Através do Programa Energisa Cultural, a empresa apoia manifestações artísticas em diversos estados, tendo contemplado 28 projetos no último projeto. Em 2022, foi criado o Instituto Energisa, fortalecendo as atividades culturais anteriormente conduzidas pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho, dedicada à memória da família fundadora da empresa.
Capacitação profissional
Na parte de capacitação e desenvolvimento profissional, o lançamento do programa Rio Pomba Valley busca transformar a Zona da Mata mineira em um polo de tecnologia e criatividade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região. Alguns dos alunos formados pelo projeto já foram contratados pela própria Energisa, ganhando a oportunidade de trabalhar em uma empresa reconhecida pelo seu excelente clima organizacional. Em 2022, diversas distribuidoras do grupo avançaram posições nos rankings da consultoria Great Place To Work (GPTW), fruto dos esforços em criar um ambiente de trabalho saudável, que valoriza o bem-estar dos funcionários, a diversidade, a inclusão e a participação ativa de todos.