Energisa’s customer identification numbers will undergo an update
The goal is to increase efficiency, transparency, and the quality of information used for the management and operation of the electric sector.
Publicada em: 10/07/2025
Até o dia 31 de dezembro, as distribuidoras de energia deverão concluir a padronização dos números de identificação das unidades consumidoras dos clientes em suas bases de dados, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da Resolução 1095. O objetivo principal dessa iniciativa é unificar o formato e a estrutura dos números das unidades consumidoras, o que facilitará a integração de sistemas, a análise de dados e a comunicação entre os diversos agentes do setor elétrico.
Com a alteração compulsória, o número de cadastro da unidade consumidora se torna inalterável, e passa a ser vinculado ao imóvel e não mais ao consumidor; garantindo assim, maior confiabilidade nas trocas de informações entre as distribuidoras de energia elétrica e os órgãos reguladores.
A padronização trará benefícios significativos para a eficiência, transparência e qualidade das informações utilizadas na gestão e operação do setor. Entre as principais vantagens estão a facilitação no processo de coleta e inserção do número da unidade consumidora no Cadastro Único pelas prefeituras municipais, o que auxiliará na concessão da Tarifa Social para famílias de baixa renda. Além disso, a medida simplificará os processos de atendimento ao cliente e agilizará a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia.
Outra vantagem importante é a eliminação de inconsistências nos cruzamentos de dados entre diferentes bancos de informações, promovendo maior eficiência na prestação de serviços e permitindo o acompanhamento mais preciso do histórico dos consumidores. A padronização também aprimorará a integração entre os sistemas das distribuidoras e da ANEEL, facilitando a troca de informações entre os diversos agentes do setor elétrico. Por fim, a medida contribuirá para a simplificação do processo de migração das unidades consumidoras que optarem pelo Ambiente de Contratação Livre, proporcionando maior flexibilidade e opções para os consumidores.
A mudança será notada a partir de 01/01/2026 e o processo de atualização será realizado de forma automática, não sendo necessária nenhuma ação por parte do cliente da Energisa.