Investor Relations

Delivery of new boats strengthens the path of young promising talents in Brazilian sailing.

Delivery of new boats strengthens the path of young promising talents in Brazilian sailing.

Energisa’s support for Vela Jovem provides structure and opportunities for new talents in sports and future champions.

Publicada em: 02/06/2025

Cinco barcos da classe Optimist foram entregues a jovens velejadores do programa Vela Jovem no dia 30 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A ação, realizada pelo Grupo Energisa em parceria com o Instituto Bons Ventos e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), contou com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e teve como foco ampliar o acesso ao esporte e fortalecer a base da vela nacional.

As embarcações já estão sendo utilizadas por atletas indicados pela CBVela, que se destacam no cenário nacional e são promessas para competições internacionais como o Mundial, o Europeu e o Norte-Americano da classe Optimist. A iniciativa garantiu melhores condições de treinamento e mais autonomia para a Confederação e os jovens talentos, reduzindo a dependência de clubes ou barcos particulares.

A entrega dessas embarcações trouxe mais autonomia para a Confederação, permitindo que jovens velejadores se preparassem com mais recursos. Essa parceria foi fundamental para o desenvolvimento da vela em todo o estado.“, afirmou Marco Aurélio Ribeiro, representante da CBVela.

Com um histórico consolidado de apoio ao programa Vela Jovem, o Grupo Energisa reafirmou seu compromisso com o esporte e a formação de novos campeões. “A vela faz parte da nossa história há mais de 15 anos. Estamos investindo nos atletas do futuro, oferecendo oportunidades a quem não teve essa chance no passado”, destacou Delânia Cavalcante, coordenadora de investimento social da empresa. “Já estivemos ao lado de grandes nomes como Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olímpicas, além das jovens Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, campeãs mundiais em 2023. Essa nova etapa tem um sabor especial, é a base, o começo de tudo.

Parceiro essencial na iniciativa, o Instituto Bons Ventos foi criado por atletas e gestores para apoiar o crescimento da vela olímpica no Brasil. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Instituto desenvolve projetos de formação e preparação de atletas, ajudando a transformar potencial em resultados.