Energisa

Avaliação de Impacto

Criando e Distribuindo Valor

A criação de valor é essencial para a sobrevivência e sustentabilidade do Grupo no longo prazo. Neste contexto, o desempenho financeiro da Energisa está entre os temas principais para os Stakeholders (partes interessadas) e para o Grupo.

Através da ampla presença nacional e das suas atividades, a Energisa pretende fazer do seu crescimento um veículo de progresso que beneficie o maior número de pessoas possível e seja um fator de mudança positiva para as sociedades e regiões onde está presente. Se a Energisa consegue contribuir para o desenvolvimento das comunidades é porque incorporou um processo de criação de valor local em seu modelo de negócio. Este processo é sistemático, profissional e um grande diferencial competitivo

Essa estratégia de desenvolvimento sustentável está alinhada com a implementação de um modelo de empresa focada na criação sustentável de valor para todos os seus Stakeholders, proporcionando um serviço de qualidade por meio da utilização responsável de recursos, estando atenta às oportunidades oferecidas pela economia circular e comprometida com os ODS.

Stakeholders

A visão da Energisa sobre a sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável é fundamentada na criação de valor de longo prazo para os nossos Stakeholders. Para isso, temos focado nosso trabalho em atender as expectativas e fortalecer laços mútuos de confiança com nossos acionistas, colaboradores, fornecedores, meio ambiente e sociedade em geral.

A Energisa está empenhada em respeitar o direito das comunidades e contribuir para seu progresso econômico e social. Ter conhecimento das situações locais específicas e ouvir as necessidades das partes interessadas é essencial para a identificação de soluções direcionadas, considerando a multiplicidade de situações econômicas, sociais e culturais das regiões onde opera.

A abertura, o diálogo e o engajamento são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo, construtivos e transparentes com as partes interessadas. Para tal, a Energisa estabelece procedimentos de diálogo com os seus Stakeholders em todos os níveis da sua organização.

Principais Stakeholders


Materialidade

A análise de materialidade torna possível identificar e avaliar questões materiais para as partes interessadas, ponderando com base em suas relevâncias, correlacionando com as prioridades e estratégia do Grupo e considerando os impactos na sociedade e no negócio. Permite que a orientação estratégica de sustentabilidade da empresa seja otimizada e direciona a gestão interna do negócio de forma mais eficiente, por meio das definições dos planos de ação.

Processo de construção: Engajamento dos Stakeholders

Em 2020, iniciamos um estudo de materialidade para identificar os temas mais relevantes para nosso modelo de negócios em vista do cenário setorial e externo. Além da pesquisa feita por processo de benchmarking, foi conduzida consulta junto às partes interessadas (os Stakeholders da Companhia), por contato telefônico e digital. Esse público – dentre os quais estavam investidores, colaboradores, fornecedores, poder público, associações de classe e clientes – contribuirão com suas respostas para que a Energisa consolide seus temas materiais.

Análise de Materialidade

A metodologia empregada está sendo desenvolvida levando em consideração as diretrizes de vários padrões internacionais, incluindo a Global Reporting Initiative (GRI), SASB (Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade Board) e o SDG Compass, que apoia as empresas na adaptação de suas estratégias para cumprir com as metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

O Grupo Energisa encontra-se na etapa de diálogo com Stakeholders, no qual buscamos compreender o que é importante para a avaliação ou tomada de decisão das partes interessadas, focando em fatores que impactam o potencial de criação de valor de curto médio e longo prazo.