Notícias

Fitch, Standard & Poor’s e Moody’s reafirmam as classificações da Energisa após as aquisições da Ceron e Eletroacre

As agências Fitch Ratings, Standard & Poor’s e Moody’s reafirmaram os ratings de crédito da Energisa S/A, os quais representam alta capacidade geral da Companhia para honrar suas obrigações financeiras.

A Fitch acredita que as aquisições de 30 de agosto de 2018 das Centrais Elétricas de Rondônia S/A (“Ceron”) e Companhia de Eletricidade do Acre (“Eletroacre”) não alteram o perfil de crédito consolidado do Grupo Energisa. A agência acredita que o Grupo tem um histórico positivo para melhorar empresas de distribuição de energia, com sinergias e capaz de capturar mais ganhos de eficiência e todos os benefícios de uma revisão tarifária extraordinária dessas concessões.

A agência Standard & Poors (“S&P”) também confirmou que os ratings e a perspectiva da Energisa não foram afetados pelas aquisições. Na análise da S&P, a empresa irá se beneficiar da expansão de sua presença no Brasil, principalmente na região Norte do país, uma vez que os estados de Rondônia e Acre são contíguos ao Mato Grosso, onde opera a distribuidora do Grupo, a Energisa Mato Grosso, o que permitirá ganhos de escala e a captura de sinergias. Além disso, a agência também espera que o Grupo Energisa seja capaz de melhorar o desempenho operacional e financeiro da Ceron e da Eletroacre nos próximos anos, dado seu histórico positivo na reestruturação de distribuidoras.

Já a Moody’s avalia que a Energisa possui colchão para suportar as exigências de capital e os investimentos iniciais nas novas concessões, dada a robusta posição de caixa de aproximadamente R$ 3 bilhões. A agência comenta que apesar da transação afetar negativamente o fluxo de caixa no curto prazo, uma rápida melhoria no desempenho operacional das distribuidoras adquiridas tem o potencial de restaurar os indicadores da Energisa para níveis de pré-aquisição até 2021. A Moody’s ressalta ainda que a Energisa possui um longo histórico no negócio de distribuição de energia e uma administração experiente que já transformou financeira e operacionalmente ativos do portfólio atual.

Os atuais ratings emitidos pelas agências Standard & Poor’s, Fitch Ratings e Moody’s são:


Agência
Classificação Nacional/Perspectiva Classificação Global/Perspectiva
Último Relatório
Standard & Poor's brAAA (estável) BB- (estável) Set / 18
Fitch Ratings AA+ (bra) (estável) BB+ (estável) Set / 18
Moody's Aa2.br (estável) Ba2 (estável) Set / 18
Última atualização em 

Close