Energisa

INDICADORES DE QUALIDADE

Qualidade dos serviços e atendimento

As pesquisas de satisfação conduzidas pelo instituto Innovare, com a coordenação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), evidenciam a posição privilegiada dos indicadores de satisfação junto aos consumidores residenciais das distribuidoras da Energisa.

ISQP

Empresas ​ 2017 2018 2019 2020 2021
Benchmarking – Até 500 mil consumidores     93,7     89,5     85,0 88,1  80,8
​Nacional (CNEE) (2)      81,4  –   –   –   – 
​Bragantina (EEB) (2)      76,5  –   –   –   – 
​Vale Paranapanema (EDEVP) (2)      90,6  –   –   –   – 
​Energisa Minas Gerais (EMG)      81,2      86,6      80,7      84,6      76,6
​Força e Luz do Oeste (CFLO) (2)      90,1  –   –   –   – 
​Energisa Borborema (EBO)      83,3      82,0      78,2      86,7      80,8
​Caiuá (2)      75,9  –   –   –   – 
​Energisa Nova Friburgo (ENF)      83,5      82,0      84,7      82,1      75,9
Energisa Acre (EAC)      60,1      51,7      54,6      63,2      53,2
Benchmarking – ​Acima 500 mil consumidores     90,3     87,1     81,0     84,9  78,7
Energisa Mato Grosso do Sul (EMS) (1)      82,6      78,5      67,2      75,9      67,6
​Energisa Paraíba (EPB)      83,8      81,2      77,3      83,3      77,7
​Energisa Mato Grosso (EMT) (1)      77,7      75,6      71,3      71,5      64,3
Energisa Sul-Sudeste (ESS) (2)      82,9      85,6      80,7      84,9      75,7
​Energisa Sergipe (ESE)      85,6      80,8      78,6      77,8      67,2
Energisa Tocantins (ETO) (1)      76,6      76,0      76,7      75,3      70,3
Energisa Rondônia (ERO)      69,2      58,1      63,4      70,1      61,0
Média ABRADEE     76,8     76,0     70,3 74,9 65,5

(1) Empresas adquiridas em abril de 2014. (2) Em 30 de junho de 2017, a ESS (nova razão social da Caiuá – Distribuição de Energia S/A) incorporou as distribuidoras: Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A, Empresa Elétrica Bragantina S/A, Companhia Nacional de Energia Elétrica e Companhia Força e Luz do Oeste.

O Prêmio ABRADEE é realizado anualmente desde 1999 e elege as melhores distribuidoras nas categorias: Prêmio Nacional, Regional, Qualidade da Gestão, Avaliação pelo Cliente, Gestão Operacional e Econômico-financeira, Evolução do Desempenho e Responsabilidade Social. A pesquisa de satisfação é um dos componentes da premiação.

Em 2021, na 23ª edição do Prêmio ABRADEE, o Grupo Energisa repetiu o grande sucesso de dos anos anteriores, ganhando 8 entre as 15 categorias da premiação. A distribuidora Borborema é a melhor do Brasil e a mais bem avaliada pelos clientes na categoria de empresas com até 500 mil clientes. O Grupo Energisa foi vencedor no Norte/Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste; representado respectivamente pelas distribuidoras: Energisa Paraíba, Energisa Mato Grosso do Sul e Energisa Sul-Sudeste. A Energisa Sul-Sudeste também foi agraciada com o prêmio de melhor gestão operacional na categoria de distribuidoras com mais de 500 mil clientes. A Energia Sergipe ganhou destaque na premiação como melhor gestão econômico-financeira na categoria de distribuidoras com mais de 500 mil clientes. Por fim, a Energisa Mato Grosso do Sul, além de melhor distribuidora da região Norte e Centro-Oeste, foi agraciada com a melhor evolução de desempenho na categoria de distribuidoras com mais de 500 mil clientes.

 

Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC)

O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) decorre da pesquisa junto aos consumidores residenciais que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) realiza todo ano para avaliar o grau de satisfação destes com os serviços prestados pelas 63 concessionárias de energia elétrica do Brasil.

IASC

Empresas 2015 2016 2017 2018 2019 2020
EMG      70,1      58,9      71,2      70,5      73,9      66,1
ENF      56,3      73,1      58,0      70,1      72,1      63,3
ESE      58,8      68,5      63,6      70,1      65,9      66,8
EBO      63,9      78,7      65,9      73,1      70,4      68,4
EPB      63,1      76,8      67,6      67,8      65,1      70,2
EMT (1)      44,8      52,9      55,7      63,9      61,4      45,5
EMS (1)      50,3      66,9      64,4      66,8      63,0      56,7
ETO (1)      48,0      59,2      45,2      63,0      65,0      55,6
ERO      52,2      60,8      53,0      62,5      43,8      43,8
EAC      45,3      56,5      50,9      55,3      46,4      46,5
ESS (2)  –  –      69,0      70,7      74,9      66,9
Caiuá (1)      56,3      71,3  –  –  –  –
EDEVP (1)      57,0      72,4  –  –  –  –
EEB (1)      61,3      68,6  –  –  –  –
CNEE (1)      65,9      72,1  –  –  –  –
CFLO (1)      63,2      78,2  –  –  –  –
Média ANEEL     57,0     64,9     63,2     66,1     67,4     61,0

(1) Empresas adquiridas em abril de 2014. (2) Em 30 de junho de 2017, a ESS (nova razão social da Caiuá – Distribuição de Energia S/A) incorporou as distribuidoras: Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A, Empresa Elétrica Bragantina S/A, Companhia Nacional de Energia Elétrica e Companhia Força e Luz do Oeste.

O IASC é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 27.000 entrevistas. São cinco as variáveis avaliadas: Qualidade percebida, Valor percebido (relação custo-benefício), Satisfação global, Confiança no fornecedor e Fidelidade.

Em 2020, o Grupo Energisa venceu 3 das 9 categorias na premiação de qualidade da ANEEL. A Energisa Sul-Sudeste foi vencedora na categoria de distribuidoras com mais de 400 mil clientes no Sudeste. A Energisa Paraíba foi o destaque na categoria de maior crescimento entre as concessionárias em 2020 e, além disso, a concessionária foi vencedora do prêmio de qualidade de melhor distribuidora brasileira na categoria acima de 400 mil clientes.

 

Empresas do Grupo entre as melhores do Brasil

De forma geral, no 2T21, as distribuidoras do Grupo mantiveram excelente desempenho, apresentando indicadores abaixo dos limites regulatórios para o DEC e o FEC, com exceção da ERO no DEC.

A ERO manteve sua forte trajetória de melhora no segundo ano após a privatização. Na comparação com o realizado em junho de 2020, alcançou redução expressiva de 9,02 horas (22,2%) no DEC e de 7,95 vezes (37,3%) no FEC, atingindo os melhores valores da série histórica para o FEC.

A ETO alcançou 16,75 horas de DEC, o melhor da série histórica, enquanto a EAC obteve seus melhores resultados históricos de FEC.

Destaca-se ainda o excelente desempenho da ENF e da EBO que obtiveram reduções percentuais de DEC e FEC na casa de dois dígitos. O valor de 12,49 horas para o DEC da EPB é o melhor resultado da série histórica para a distribuidora.

Os indicadores de qualidade tiveram os seguintes desempenhos em 2T21:

Empresas DEC (Horas) FEC (Vezes) Limite DEC Limite FEC
jun/21 jun/20 Var. (%) jun/21 jun/20 Var. (%) jun/21 jun/21
EMG 8,45 8,61 -1,9 4,58 4,41 3,9 10,87 7,81
ENF 6,16 6,93 -11,1 3,4 4,48 -24,1 9,3 7,74
ESE 9,82 10,7 -8,2 4,71 4,79 -1,7 11,65 7,89
EBO 3,65 4,43 -17,6 2,73 3,5 -22,0 12,84 8,49
EPB 12,49 13,54 -7,8 5,23 5,13 1,9 15,44 8,97
EMT 17,9 19,34 -7,4 7,58 8,11 -6,5 20,39 15,86
EMS 9,85 10,47 -5,9 4,32 4,49 -3,8 11,25 7,72
ETO 16,74 19,63 -14,7 7,23 7,08 2,1 22,38 14,88
ESS 4,92 5,05 -2,6 3,99 4,05 -1,5 7,19 6,56
ERO 31,62 40,64 -22,2 13,34 21,29 -37,3 27,25 18,68
EAC 29,38 31,04 -5,3 14,32 17,83 -19,7 43,98 35,06