Energisa

Administração

Conselho de Administração

Órgão de deliberação colegiada que realiza a supervisão e controle das atividades da Companhia, exercendo responsabilidades concretas em relação à estratégia e à direção do negócio, e encomendando a gestão ordinária dos negócios aos órgãos executivos.

Deve ser composto por até sete membros, os quais são eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de até dois anos, podendo ser reeleitos. Dos sete membros do Conselho de Administração da Energisa, atualmente dois assentos estão dedicados a acionistas minoritários.

Nome Cargo Eleição Término
IVAN MÜLLER BOTELHO Presidente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em março de 1934, formado em Engenharia Elétrica pela University of Miami, já foi vice-presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), membro do Conselho Consultivo da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e membro do Conselho Empresarial de Política Industrial da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Conselho de Administração da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

RICARDO PEREZ BOTELHO Diretor Presidente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em junho de 1959, formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Microeletrônica na Arizona State University, é ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, em Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

OMAR CARNEIRO DA CUNHA SOBRINHO Conselheiro Independente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation. É também conselheiro independente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; e Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A.

MARCÍLIO MARQUES MOREIRA Conselheiro Independente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em novembro de 1931, graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é ex-membro do Conselho de Administração do BNDES, ex-vice-presidente e membro do Conselho de Administração do Grupo Unibanco, foi também Embaixador do Brasil junto ao Governo dos Estados Unidos da América, Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento e Assessor Especial da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje é consultor internacional sênior da Merril Lynch & Co e membro dos Conselhos Consultivos da American Bank Note-Brasil, Marsh & McLennan Companies e da Embratel. É também conselheiro independente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; e Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A.

ANTÔNIO JOSÉ DE ALMEIDA CARNEIRO Conselheiro AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em dezembro de 1942, concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual de Minas Gerais e atuou como diretor das empresas na Multiplic Empreendimentos e Comércio Ltda., Sobrapar Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda., Agropecuária Ponte Nova Ltda., Multiplic Ltda. e 196 Participações Ltda. É também conselheiro da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

JOSÉ LUIZ ALQUÉRES Conselheiro Independente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em março de 1944, Engenheiro civil pela EPUC-RJ turma de 1966, pós graduado em Planejamento Urbano pela OEA (1971) e Planejamento Energético pela Universidade de Chicago (1979). É o Diretor Executivo da JL Alquéres Consultores Associados desde janeiro de 1999 e Conselheiro da Queiroz Galvão – Exploração e Produção. Trabalhou na área da engenharia, das finanças e da cultura. Após anos de formação e carreira desempenhou importantes funções como presidente da CERJ, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás, Secretário Nacional de Energia, presidente da Eletrobras, Diretor do BNDESPAR, Diretor da Cia. Bozano Simonsen, Presidente da Alstom, Presidente da Light SA, é agora Editor Chefe da Edições de Janeiro. Foi Conselheiro de empresas públicas e privadas como CERJ, ELETROBRAS (três vezes) Itaipu Binacioonal, CEMIG (duas vezes), Energias do Brasil (duas vezes), CPFL, CELESC, LIGHT, CHESF, ALCOA, FURNAS, NUCLEBRAS e outras. Preside o Conselho da Sociedade de Amigos do Museu Imperial, é vice-presidente da Casa Stefan Zweig e do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Foi Conselheiro da Fundação Nacional Promemória, presidiu a Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional.

LUCIANA DE OLIVEIRA CEZAR COELHO Conselheira Independente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascida em maio de 1966, é sócia fundadora e diretora geral da STS GAEA CAPITAL. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. Foi sócia fundadora da STK Capital (gestora de recursos de renda variável) e da consultoria VirtusBR Partners. Previamente, foi diretora responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e diretora do Industrials and Conglomerates Advisory Group do Banco ABN AMRO. Antes disso foi Vice President de Investment Banking e M&A na Merrill Lynch no Brasil e em Nova York e Associate na Lehman Brothers em Nova York. membro do Conselho de Administração da Norte Energia entre 2013 e 2015. Luciana é bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Ph.D. em Economia e Finanças pela Harvard University.

MAURÍCIO PEREZ BOTELHO Suplente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

ANDRE LA SAIGNE DE BOTTON Suplente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em março de 1936, formou-se em Economia pela Georgetown University, em 1959, foi Presidente da ACV Comércio e Participações e da SPA do Brasil S/A; Membro dos Conselhos de Administração da NRF – National Retail Federation (New York), GAM – Global Asset Management Emerging Markets Multi-Fund I e II (Londres), Makro Brasil Atacadista, Supergasbras S/A – Distribuidora de Gás, Ceras Jonhnson do Brasil, Propay do Brasil, Pronatura – Fundação para Proteção da Natureza e da Vida Selvagem, The Nature Conservancy (Brasil), Conservation Internacional Brasil, Fundação Santa Ignez, International Adivisory Council of the Americas Society (New York) e Novo Horizonte, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e da Energisa Tocantins – Distribuidora de Energisa S/A.

MARCELO SILVEIRA DA ROCHA Suplente AGOE 28/04/2020 AGO 2022

Nascido em dezembro de 1940, formou-se em Engenharia Agronômicapela Universidade Federal de Viçosa-MG. Atua no Grupo Energisa há aproximadamente 50 anos; atualmente é membro do Conselho de Administração da Energisa S/A, Energisa Minas Gerais Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S/A, Energisa Sergipe Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia S/A. Ex-Diretor Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S.A., de 2014 a 2016. Ex-Diretor Presidente da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema- de 2008 a 2014; ex-Diretor Presidente da Energisa Sergipe, de 1997 a 2008; ex-Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (atual Energisa Minas Gerais) – de 1977 a 1988; ex-membro do Conselho de Administração do ONS- Operador Nacional do Sistema Elétrico- de 1998 a 2004; ex-Vice Presidente da Associação Comercial de Sergipe, de 2001 a 2003.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva da Energisa poderá ser composta por até cinco membros, os quais podem ser acionistas ou não.

Os membros são eleitos pelo Conselho de Administração para mandato de um ano, podendo ser reeleitos. Findo seus mandatos, permanecerão em seus cargos até a investidura dos novos diretores eleitos.

Nome Cargo Eleição Término
RICARDO PEREZ BOTELHO Diretor Presidente RCA 14/05/2020 RCA 2021

Nascido em junho de 1959, Diretor Presidente eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Ocupa esse cargo desde maio de 2007. Ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, no Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Foi diretor de empresa de componentes eletrônicos e têxtil no Brasil. Atualmente, é Presidente do Grupo Energisa, vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa S/A, Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A, Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Parapanema S/A. Formou-se em engenharia eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro e especializou-se em Microeletrônica na Arizona State University. Graduou pela Harvard Business School (PPL) em 2014.

MAURÍCIO PEREZ BOTELHO Diretor Financeiro e de Relações com Investidores RCA 14/05/2020 RCA 2021

Nascido em dezembro de 1960, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), é ex-analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e ex-assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É o Vice Presidente Financeiro do Grupo Energisa.

JOSÉ MARCOS CHAVES DE MELO Diretor de Suprimentos e Logística RCA 14/05/2020 RCA 2021

Nascido em março de 1963, Diretor de Suprimentos e Logística eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Graduado em Engenharia Mecânica pela University of Kansas, nos EUA. Iniciou sua carreira na Accenture, onde atuou por 21 anos, 10 deles como diretor. Atendeu em especial os setores de petróleo e de energia elétrica. Na CPFL Energia, atuou estatutariamente como vice-presidente da holding e de suas controladas por 7 anos, responsável pelas áreas de suprimentos, tecnnologia da informação, processos, qualidade e serviços compartilhados. Está na Energisa há mais de dois anos, como diretor de integração dos projetos pós-aquisição do Grupo Rede (PMI) e na montagem da Central de Serviços Energisa (CSE).

DANIELE ARAÚJO SALOMÃO CASTELO Diretora de Gestão de Pessoas RCA 14/05/2020 RCA 2021

Nascida em novembro de 1978, Diretora de Gestão de Pessoas eleita em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, em 2001. Possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. É atual Diretora de Gestão de Pessoas das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, e Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e diretora da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Empresa Elétrica Bragantina S/A; Companhia Nacional de Energia Elétrica; Caiuá – Distribuição de Energia S/A; Companhia Força e Luz do Oeste; Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A.

ALEXANDRE NOGUEIRA FERREIRA Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia RCA 14/05/2020 RCA 2021

Nascido em janeiro de 1975, Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Economista formado pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Atua no Grupo Energisa há cerca de 16 anos. Atualmente é Vice-Presidente de Regulação desde set/2016; Diretor de Regulação de 2012 a 08/2016. Gerente de Regulação de 2008 a 2012; Coordenador de Regulação de 2006 a 2008, tendo exercido várias outras funções nas áreas financeira e de regulação no Grupo Energisa desde novembro de 2000. Conselheiro Suplente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica – Abradee.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, um décimo das ações com direito a voto, ou cinco por cento das ações sem direito de voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por no mínimo três e no máximo cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da Energisa prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. O Conselho deve ser composto de no mínimo três e no máximo cinco membros e suplentes em igual número. O Conselho Fiscal foi instalado na Assembleia Geral Ordinária realizada em 28 de abril de 2020, sendo composto por 05 membros titulares e 05 membros suplentes, todos com mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária da Companhia.

Nome Cargo Eleição Término
PAULO HENRIQUE LARANJEIRAS DA SILVA Membro (“in memoriam”) AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Desde 2012 é membro titular do Conselheiro Fiscal na Cia. Industrial Cataguases, empresa de capital aberto que atua no ramo têxtil (fiação, tecelagem e confeccionados). De 2015 até a presente data, é membro titular do Conselho Fiscal na Richard Saigh Ind. Com. S/A, empresa de capital fechado que atua no ramo de moagem e fabricação de farinha de trigo. De 2016 ate a presente data, foi membro titular no Conselho Deliberativo da EnergisaPrev (Fundação Energisa de Previdência). No período de 01/2009 a 03/2013, foi membro da CANC – Comitê de Auditoria e Normas contábeis, órgão da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas. De 2014 a 2016, membro titular do Conselho Fiscal na Energisa Mato Grosso S/A Distribuidora de Energia. Em 2015, membro suplente do Conselho Fiscal da ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

FLAVIO STAMM Membro AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Desde 1992, atua em Conselhos de Administração, Fiscais e na prestação de serviços de consultoria e assessoria empresarial nas áreas administrativa, financeira, societária, tributária e auditoria. É sócio da Stamm & Stamm Consultorial empresarial e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Anteriormente, no período de 1981 a 1992 foi executivo na área financeira do Grupo Brasmotor.

VANIA ANDRADE DE SOUZA Membro AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Participou do Programa de Desenvolvimento de Sócios da KPMG, desenvolvido em conjunto com a Fundação Dom Cabral, a quinta melhor escola de negócios do Mundo de acordo com a revista Financial Times de 2011. Atualmente, sócia aposentada de auditoria no escritório do Rio de Janeiro. Ocupou posição de liderança no setor de energia elétrica da KPMG Brasil por mais de 10 anos. Tem mais de 34 anos de experiência, atuando com diversos setores entre eles: infraestrutura, principalmente energia elétrica, empresas industriais e comerciais, assets managements e empresas sem fins lucrativos. Participou como membro do Centro de Excelência de Energia Elétrica da KPMG Internacional e membro do GT6 – Grupo Técnico de Energia Elétrica do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil por mais de 10 anos. É membro do Conselho Fiscal do Lar Santa Catarina, uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da Assistência Social, localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

JORGE NAGIB AMARY JUNIOR Suplente em exercício AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Atuou por 10 anos em diferentes instituições financeiras, na áreas de controladoria, tesouraria, operações internacionais e asset management. Durante este período teve experiência internacional, trabalhando na Prudential Securities em Nova York. Nos 10 anos seguintes, ocupou diversas posições na Indústria, no Brasil e América latina, como CFO na indústria gráfica, logo depois como Global Head de Crédito e Co Head de Tesouraria na Bélgica. Na Europa gerenciou diversos projetos de M&A e Spin-offs. Em seguida, se tornou Vice Diretor Geral no segmento de Health Care, sendo responsável pelos mercados de Portugal, Espanha, Grécia e Itália. Retornou ao Brasil em 2009, onde atuou como CEO de uma empresa de Governança Corporativa, em seguida foi CFO no start-up da Plural Capital, uma empresa brasileira de Investimentos e Advisory , responsável pela constituição administrativa da empresa e gestão da Holding, foi ainda conselheiro na resseguradora Terra Brasis do mesmo grupo. Atualmente, ocupa as posições de CEO e sócio na consultoria Aliança Partners, especializada em Fusões e aquisições, estruturação de capital e consultoria financeira.

GILBERTO LERIO Suplente AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Sócio Gerente da Revisora Paulista S/C Ltda. (outubro de 1992 até presente data). Sócio Gerente da Lério & Zancaner Auditores Independentes.

VICENTE MOLITERNO NETO Suplente AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Membro do Conselho de Administração da Karsten S/A e do Grupo Ciclos.

CARLOS JURGEN TEMKE Membro AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, em 2010. Experiência Formado em engenharia mecânica pela UFRJ com cursos de especialização pela Coppead / UFRJ (MBA Executivo) e pela Harvard Business School (PMD e AMP); atuou como diretor executivo de empresas de engenharia e navegação no setor de óleo e gás, navegação de cabotagem e distribuição de energia elétrica (Grupo Energisa) e investimentos financeiros; atuou também como conselheiro e membro de comitês de gestão de empresas do setor de papel e celulose, tecnologia da informação e investimentos financeiros.

MARIO DAUD FILHO Membro AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Formado em direito pela PUC SP em 1982; atualmente é Diretor Jurídico e de Compliance da Videolar-Innova S.A., atuando precipuamente nas áreas de contratos, societária e tributária. Foi membro do Conselho Fiscal da AES Eletropaulo no período entre 2013 e 2019, sendo o Presidente do Conselho no último mandato. É membro do Conselho Consultivo do grupo NC Farma (EMS), maior grupo farmacêutico no Brasil, desde 2014. Membro da Comissão Técnica da Associação de Investidores em Mercado de Capitais pela GF (Geração Futuro)Gestão de Recursos Ltda. e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.

ANTONIO EDUARDO BERTOLO Suplente AGO/E 28/04/2020 AGO 2021
Graduado em ciências contábeis e especialização controladoria. Possui experiência de mercado, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de auditoria contábil, controladoria e consultoria contábil fiscal. Professor universitário e de cursos de extensão de disciplinas na área contábil.
GABRIEL RICCI SANCHEZ Suplente AGO/E 28/04/2020 AGO 2021

Formado em economia.

Comitê de Remuneração e Sucessão

O Comitê de Remuneração e Sucessão é o órgão responsável por auxiliar o Conselho de Administração em questões relativas à remuneração dos membros da administração e à indicação de pessoas para ocupar cargos na administração. O comitê, constituído inicialmente na reunião do Conselho de Administração datada de 4 de fevereiro de 2010, visando manter uma política consistente para a remuneração dos administradores, observadas as normas fixadas pela Política de Indicação e de Remuneração dos Administradores aprovada pelo Conselho de Administração em reunião realizada em 12 de setembro de 2019. O comitê é composto por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros, sendo ao menos um especialista nas matérias de competência do comitê e um conselheiro independente.

O Comitê de Remuneração e Sucessão conta com regimento próprio, aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada em 8 de maio de 2015, e que estabelece a finalidade, composição e forma de funcionamento e as competências do comitê. O regimento não é disponibilizado para consulta pública.

Nome Cargo Eleição Término
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho Membro Independente 14/05/2020 14/05/2021

Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation. É também conselheiro independente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; e Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A.

Ivan Müller Botelho Membro 14/05/2020 14/05/2021

Nascido em março de 1934, formado em Engenharia Elétrica pela University of Miami, já foi vice-presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), membro do Conselho Consultivo da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e membro do Conselho Empresarial de Política Industrial da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Conselho de Administração da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

Antônio José de Almeida Carneiro Membro 14/05/2020 14/05/2021

Nascido em dezembro de 1942, concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual de Minas Gerais e atuou como diretor das empresas na Multiplic Empreendimentos e Comércio Ltda., Sobrapar Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda., Agropecuária Ponte Nova Ltda., Multiplic Ltda. e 196 Participações Ltda. É também conselheiro da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

Comitê de Gestão de Riscos Decorrentes do Mercado Financeiro

O Comitê de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, constituído em 27 de abril de 2010, fornece apoio consultivo à Vice-Presidência Financeira no processo de gestão de risco de mercado financeiro, sendo responsável por avaliar operações, processos e procedimentos e propor alternativas. O comitê será composto ao menos pelos seguintes membros: (i) Vice-Presidente Financeiro da Companhia (cargo exercido pelo Diretor Financeiro); (ii) Diretor de Finanças Corporativas da Companhia; e consultor Externo especializado na gestão de riscos, em especial os de caixa e endividamento. O Comitê de Gestão de Riscos deverá, periodicamente, obter assessoria independente de consultores de macroeconomia e de mercado financeiro.

O Comitê de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, por sua vez, não possui regimento interno, mas deve observar o disposto na Política de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, aprovada pelo Conselho de Administração em reunião datada de 12 de setembro de 2019.

Nome Cargo Eleição Término
Maurício Perez Botelho Membro 27/10/2010 Indeterminado

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

Antonio Carlos de Andrada Tovar Membro 05/04/2020 Indeterminado

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1997 e em Direito pela Universidade Estácio de Sá, em 2013. É pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Indústrial pela UFRJ, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e é Mestre em Engenharia Industrial pela PUC-RJ. Tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e de infraestrutura. Exerceu posições executivas como Diretor Financeiro da Companhia de Gás de Minas Gerais, Chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia e Chefe do Departamento de Telecomunicações do BNDES. Foi membro do Conselho de Administração da RME ±Rio Minas Energia e Participações S.A., da Companhia Energética de Minas Gerais ±CEMIG, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. ±TAESA, da Energia Paulista Participações S.A. e do Conselho Fiscal da AES Tietê S.A.

I9 Advisory Consultoria LTDA Membro 02/01/2017 Indeterminado
Comitê de Auditoria e Riscos

O Comitê de Auditoria e Riscos, constituído inicialmente em 15 de fevereiro de 2010, atua no acompanhamento e aconselhamento do Conselho de Administração nos assuntos relativos aos relatórios contábeis e financeiros, administração de riscos, atividades dos auditores internos e do canal de denúncia de irregularidades. O comitê tem como principais atribuições monitorar e controlar a qualidade das demonstrações financeiras, controles internos e o gerenciamento de riscos e compliance. Referido comitê deve ser constituído por no mínimo três membros indicados pelo Conselho de Administração.

Quanto ao Comitê de Auditoria e Riscos, seu regimento interno, que estabelece a finalidade, composição e forma de funcionamento e as competências do comitê, foi aprovado pelo Conselho de Administração em reunião datada de 8 de maio de 2015. O regimento do Comitê de Auditoria e Riscos não é disponibilizado para consulta pública.

Nome Cargo Eleição Término
Marcilio Marques Moreira Presidente 14/05/2020 14/05/2021

Nascido em novembro de 1931, graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é ex-membro do Conselho de Administração do BNDES, ex-vice-presidente e membro do Conselho de Administração do Grupo Unibanco, foi também Embaixador do Brasil junto ao Governo dos Estados Unidos da América, Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento e Assessor Especial da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje é consultor internacional sênior da Merril Lynch & Co e membro dos Conselhos Consultivos da American Bank Note-Brasil, Marsh & McLennan Companies e da Embratel. É também conselheiro independente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; e Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A.

Luciana Oliveira Cezar Coelho Membro Independente 14/05/2020 14/05/2021

Nascida em maio de 1966, é sócia fundadora e diretora geral da STS GAEA CAPITAL. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. Foi sócia fundadora da STK Capital (gestora de recursos de renda variável) e da consultoria VirtusBR Partners. Previamente, foi diretora responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e diretora do Industrials and Conglomerates Advisory Group do Banco ABN AMRO. Antes disso foi Vice President de Investment Banking e M&A na Merrill Lynch no Brasil e em Nova York e Associate na Lehman Brothers em Nova York. membro do Conselho de Administração da Norte Energia entre 2013 e 2015. Luciana é bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Ph.D. em Economia e Finanças pela Harvard University.

Omar Carneiro da Cunha Sobrinho Membro Independente 14/05/2020 14/05/2021

Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation. É também conselheiro independente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; e Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A.

Comitê de Divulgação

O Comitê de Divulgação tem as seguintes principais atribuições: (a) gerir a política de divulgação da Companhia, sendo responsável pelo registro de acesso às informações privilegiadas, classificando-as de acordo com critérios que possam facilitar o seu monitoramento; (b) centralizar as informações relevantes da Companhia e suas controladas, auxiliando o Diretor de Relações com Investidores nas suas obrigações perante a CVM; (c) discutir e recomendar a divulgação ou não divulgação de atos e fatos relevantes e comunicados ao mercado; e (d) revisar e aprovar as informações divulgadas ao mercado, antes de serem publicadas.

Referido comitê atua na gestão da Política de Controle e Divulgação aprovada pelo Conselho de Administração em 12 de setembro de 2019. O Comitê de Divulgação será constituído por no mínimo três e no máximo cinco membros que serão nomeados pelo Presidente do Comitê, que obrigatoriamente será o Diretor de Relações com Investidores da Companhia, e deverão ser profissionais com comprovados conhecimentos na área jurídica, financeira, de mercado de capitais e de relação com investidores.

Nome Cargo Eleição Término
Maurício Perez Botelho Presidente 31/08/2020 31/08/2021

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

Deborah Coutinho Gil Nunes Membro 31/08/2020 31/08/2021

Nascido em junho de 1980, formou-se em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Mestre em Administração pela PUC Rio (2014). De 2006 a 2012, trabalhou na Light S.A., como analista sênior de relações com investidores. De 2012 a 2015 trabalhou como Gerente de Relações com Investidores na BHG ±Brazil Hospitality Group. De 2017 a 2019 trabalhou como especialista na Eneva S.A e Taesa S.A. Em agosto de 2019, ingressou na Energisa S.A. como Gerente Corporativa de Relações com Investidores.

Pablo Silva Teixeira Membro 31/08/2020 31/08/2021

Nascido em janeiro de 1985, formou-se em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2008), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC (2013) e Mestre em Economia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2017). De 2010 a 2012, trabalhou no Grupo Libra, como Trainee e Analista Sênior de Planejamento Estratégico e Novos Negócios. De 2012 a 2015 foi Analista Sênior de Planejamento Financeiro e Orçamento na Vale, e atuou em algumas consultorias internacionais de análise econômico-financeira através do instituto Euromonitor International (2016-19). Em abril de 2019, ingressou na Energisa S.A. como Especialista de Relações com Investidores.

João Paulo Moraes e Silva Paes de Barros Membro 31/08/2020 31/08/2021

Advogado com experiência em escritórios de advocacia de médio e grande porte e empresas de grande porte. Especializado em Direito Societário, Contratos e Mercado de Capitais. Assessor Jurídico da Energisa S/A desde outubro de 2010. O participante, nos últimos 5 anos, não incorreu em: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; e (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. Adicionalmente, o participante acima declara que não é, nos termos da legislação aplicável, considerado uma pessoa exposta politicamente.

Comitê de Ética

O Comitê de Ética da Companhia é o principal responsável pela condução das apurações, divulgação e comunicação de irregularidades nas esferas e níveis cabíveis do Grupo Energisa. O Comitê de Ética da Companhia atua com independência, autonomia e de acordo com regimento interno próprio, aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, sendo que suas principais atribuições estão explicitadas no Código de Ética e Conduta. Destaca-se ainda que o Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia é periodicamente informado sobre as atividades do Comitê de Ética.

Nome Cargo Eleição Término
Maurício Perez Botelho Membro 19/12/2019 19/12/2021

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

Daniele Araújo Castelo Salomão Membro 19/12/2019 19/12/2021

Nascida em novembro de 1978, Diretora de Gestão de Pessoas eleita em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, em 2001. Possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. É atual Diretora de Gestão de Pessoas das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, e Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e diretora da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Empresa Elétrica Bragantina S/A; Companhia Nacional de Energia Elétrica; Caiuá – Distribuição de Energia S/A; Companhia Força e Luz do Oeste; Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A.

Gabriel Alves Pereira Júnior Membro 19/12/2019 19/12/2021

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em Gestão de Negócios e formação complementar INSEAD/FDC em 2019 em Gestão Avançada de Empresas (PGA). Ocupou posições nas áreas técnica e comercial das empresas: Empresa Industrial Mirahy S/A, Energisa Minas Gerais ±Distribuidora de Energia S/A e Energisa Nova Friburgo ±Distribuidora de Energia S/A. Foi também Diretor Presidente das empresas: Energisa Borborema ±Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba ±Distribuidora de Energia S/A e Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A. Atualmente ocupa a posição de Diretor Presidente da Energisa Sul-Sudeste ±Distribuidora de Energia S/A.

Gioreli de Sousa Filho Membro 19/12/2019 19/12/2021

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pós-Graduação em Gestão pela Faculdade Machado Sobrinho. Atua no Grupo Energisa desde 1988, onde exerce atividades nas Diretorias das distribuidoras do grupo desde 2000 (Diretoria Adjunto de Distribuição ±2000 a 2003 / Diretoria Técnica da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo 2003 a 2010 / Diretoria da Energisa Soluções 2008 a 2010). Nos últimos anos, atuou como Diretor Técnico e Comercial da Energisa Sergipe (2010 a 2011), Diretor Presidente da Energisa Sergipe (2011 a 2014), Vice Presidente de Distribuição do Grupo Energisa (2014 a 2016) e, mais recentemente, como Diretor Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul. Em julho de 2017, voltou a assumir a Vice Presidência de Distribuição do Grupo Energisa. Atualmente é Diretor das controladas de distribuição de energia da Companhia.

Roberto Carlos Pereira Currais Membro 19/12/2019 19/12/2021

Formado em Tecnologia de Processamento de Dados PUC RJ, com pós-graduação em: Finanças (MBA – IBMEC ±RJ), Gestão Executiva (MBA – COPPEAD UFRJ) e Energy Business (MBA±FGV ±RJ). O início da sua carreira se deu no Banco Pactual em 1988. Exerceu cargos executivos no Banco Inter-Atlântico (1994-1997), no Banco Boavista (1997-2000), tendo no último ano assumido a diretoria de Sistemas do Banco, e na área de Tecnologia da Informação na EMBRATEL (2000-2006). Desde 2007, atua como executivo do Grupo Energisa. Foi responsável pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Vice-Presidência de Negócios. Atualmente, é responsável pela Diretoria de Projetos de Transformação.

André Luís Cabral Theobald Membro 19/12/2019 19/12/2021

Brasileiro, engenheiro eletricista, foi Diretor Comercial do Grupo Energisa e Diretor Presidente da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema. Atualmente é Diretor Presidente da Energisa Rondônia – Distribuidora de Energia S/A. Anteriormente, trabalhou na Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ) que, posteriormente, foi adquirida pelo grupo espanhol Endesa, passando a se chamar Ampla. Nesta empresa, foi responsável pela distribuição de energia no interior do Estado do Rio de Janeiro, atuando nas áreas técnica e comercial, por seis e oito anos, respectivamente.

Luiz Augusto Mendonça Membro 19/12/2019 19/12/2021

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui pós graduação latu sensu em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho. É ex-estagiário/coordenador do CEAG/MG, ex-professor do Colégio Politécnico Pio XII, ex-engenheiro, assessor de treinamento e gerente de recursos humanos da Energisa Minas Gerais, ex-diretor presidente da Teleserv S/A, ex-diretor administrativo da Energisa Sergipe, Energisa Borborema, Energisa Paraíba e Energisa Mato Grosso do Sul, ex-diretor corporativo de recursos humanos do Grupo Energisa e ex-presidente do Conselho Deliberativo da Energisaprev. Atualmente ocupa cargo de administrador-estatutário da Energisa Planejamento e Corretagem de Seguros Ltda. e o cargo de gerente de riscos e controles internos do Grupo Energisa.

Marcelo Silveira da Rocha Membro 19/12/2019 19/12/2021

Nascido em dezembro de 1940, formou-se em Engenharia Agronômicapela Universidade Federal de Viçosa-MG. Atua no Grupo Energisa há aproximadamente 50 anos; atualmente é membro do Conselho de Administração da Energisa S/A, Energisa Minas Gerais Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S/A, Energisa Sergipe Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia S/A. Ex-Diretor Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S.A., de 2014 a 2016. Ex-Diretor Presidente da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema- de 2008 a 2014; ex-Diretor Presidente da Energisa Sergipe, de 1997 a 2008; ex-Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (atual Energisa Minas Gerais) – de 1977 a 1988; ex-membro do Conselho de Administração do ONS- Operador Nacional do Sistema Elétrico- de 1998 a 2004; ex-Vice Presidente da Associação Comercial de Sergipe, de 2001 a 2003.