Energisa

Administração

Conselho de Administração

Órgão de deliberação colegiada que realiza a supervisão e controle das atividades da Companhia, exercendo responsabilidades concretas em relação à estratégia e à direção do negócio, e encomendando a gestão ordinária dos negócios aos órgãos executivos.

Deve ser composto por até sete membros, os quais são eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de até dois anos, podendo ser reeleitos. Dos sete membros do Conselho de Administração da Energisa, atualmente dois assentos estão dedicados a acionistas minoritários.

Nome Cargo Eleição Término
Ivan Müller Botelho Presidente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em março de 1934, formado em Engenharia Elétrica pela University of Miami, já foi vice-presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), membro do Conselho Consultivo da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e membro do Conselho Empresarial de Política Industrial da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Conselho de Administração da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

Luciana de Oliveira Cezar Coelho Conselheira independente AGOE DE 27/04/2022 AGOE 2024

Sócia fundadora e diretora geral da STS GAEA CAPITAL. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. Foi sócia fundadora da STK Capital (gestora de recursos de renda variável) e da consultoria VirtusBR Partners. Previamente, foi diretora responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e diretora do Industrials and Conglomerates Advisory Group do Banco ABN AMRO. Antes disso foi Vice President de Investment Banking e M&A na Merrill Lynch no Brasil e em Nova York e Associate na Lehman Brothers em Nova York. Foi membro do Conselho de Administração da Norte Energia entre 2013 e 2015. É bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Ph.D. em Economia e Finanças pela Harvard University.

Ricardo Perez Botelho Vice-Presidente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em junho de 1959, formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Microeletrônica na Arizona State University, é ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, em Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

Omar Carneiro da Cunha Sobrinho Conselheiro Independente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation.

Armando de Azevedo Henriques Conselheiro Independente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Conselheiro não executivo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; na Vix Logística S.A. e da Ibitu Energia S.A. Certficado como conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e membro do IBGC e do IPGC – Instituto Português do Governo das Sociedades. Como executivo, desenvolve novos empreendimentos nas áreas de Oil&Gas e energia, com base na vasta experiência no setor de energia. Mais recentemente, atuou como Presidente da Duke Energy International até sua venda em dezembro de 2016, tendo atuado como CEO e Presidente do Conselho de Administração. Antes de ingressar na Duke Energy, ocupou vários cargos internacionas na BG Group, incluindo Presidente BG Brasil, BG Itália e Espanha e BG Argentina. Também atuou como VP Comercial Trinidad&Tobago. Atuou ainda como conselheiro da Metrogras e da ONS. Formado em engenharia química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido ainda mais sua experiência através do programa de gestão avançada na Wharton School (Universidade de Pensilvânia) e no programa de tecnologia de reatores do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology).

Antônio José de Almeida Carneiro Conselheiro Independente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em dezembro de 1942, concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual de Minas Gerais e atuou como diretor das empresas na Multiplic Empreendimentos e Comércio Ltda., Sobrapar Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda., Agropecuária Ponte Nova Ltda., Multiplic Ltda. e 196 Participações Ltda. É também conselheiro da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

José Luiz Alquéres Conselheiro Independente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em março de 1944, Engenheiro civil pela EPUC-RJ turma de 1966, pós graduado em Planejamento Urbano pela OEA (1971) e Planejamento Energético pela Universidade de Chicago (1979). É o Diretor Executivo da JL Alquéres Consultores Associados desde janeiro de 1999 e Conselheiro da Queiroz Galvão – Exploração e Produção. Trabalhou na área da engenharia, das finanças e da cultura. Após anos de formação e carreira desempenhou importantes funções como presidente da CERJ, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás, Secretário Nacional de Energia, presidente da Eletrobras, Diretor do BNDESPAR, Diretor da Cia. Bozano Simonsen, Presidente da Alstom, Presidente da Light SA, é agora Editor Chefe da Edições de Janeiro. Foi Conselheiro de empresas públicas e privadas como CERJ, ELETROBRAS (três vezes) Itaipu Binacioonal, CEMIG (duas vezes), Energias do Brasil (duas vezes), CPFL, CELESC, LIGHT, CHESF, ALCOA, FURNAS, NUCLEBRAS e outras. Preside o Conselho da Sociedade de Amigos do Museu Imperial, é vice-presidente da Casa Stefan Zweig e do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Foi Conselheiro da Fundação Nacional Promemória, presidiu a Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional.

Maurício Perez Botelho Suplente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

Andre La Saigne de Botton Suplente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em março de 1936, formou-se em Economia pela Georgetown University, em 1959, foi Presidente da ACV Comércio e Participações e da SPA do Brasil S/A; Membro dos Conselhos de Administração da NRF – National Retail Federation (New York), GAM – Global Asset Management Emerging Markets Multi-Fund I e II (Londres), Makro Brasil Atacadista, Supergasbras S/A – Distribuidora de Gás, Ceras Jonhnson do Brasil, Propay do Brasil, Pronatura – Fundação para Proteção da Natureza e da Vida Selvagem, The Nature Conservancy (Brasil), Conservation Internacional Brasil, Fundação Santa Ignez, International Adivisory Council of the Americas Society (New York) e Novo Horizonte, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e da Energisa Tocantins – Distribuidora de Energisa S/A.

Marcelo Silveira da Rocha Suplente AGOE 27/04/2022 AGOE 2024

Nascido em dezembro de 1940, formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Atua no Grupo Energisa há aproximadamente 50 anos; atualmente é membro do Conselho de Administração da Energisa S/A, Energisa Minas Gerais Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S/A, Energisa Sergipe Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia S/A. Ex-Diretor Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S.A., de 2014 a 2016. Ex-Diretor Presidente da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema- de 2008 a 2014; ex-Diretor Presidente da Energisa Sergipe, de 1997 a 2008; ex-Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (atual Energisa Minas Gerais) – de 1977 a 1988; ex-membro do Conselho de Administração do ONS- Operador Nacional do Sistema Elétrico- de 1998 a 2004; ex-Vice Presidente da Associação Comercial de Sergipe, de 2001 a 2003.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva da Energisa poderá ser composta por até cinco membros, os quais podem ser acionistas ou não.

Os membros são eleitos pelo Conselho de Administração para mandato de um ano, podendo ser reeleitos. Findo seus mandatos, permanecerão em seus cargos até a investidura dos novos diretores eleitos.

Nome Cargo Eleição Término
Ricardo Perez Botelho Diretor Presidente RCA 11/05/2023 RCA 2024

Nascido em junho de 1959, Diretor Presidente eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Ocupa esse cargo desde maio de 2007. Ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL, da GTE Laboratories e da GTE Communications Products – Tempe, no Arizona (EUA). Atuou como chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology – Signal Processing Group, no Arizona (EUA). Foi diretor de empresa de componentes eletrônicos e têxtil no Brasil. Atualmente, é Presidente do Grupo Energisa, vice-presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa S/A, Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A, Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Parapanema S/A. Formou-se em engenharia eletrônica pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro e especializou-se em Microeletrônica na Arizona State University. Graduou pela Harvard Business School (PPL) em 2014.

Maurício Perez Botelho Diretor Financeiro e de Relações com Investidores RCA 11/05/2023 RCA 2024

Nascido em dezembro de 1960, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), é ex-analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e ex-assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É o Vice Presidente Financeiro do Grupo Energisa.

José Marcos Chaves de Melo Diretor de Suprimentos e Logística RCA 11/05/2023 RCA 2024

Nascido em março de 1963, Diretor de Suprimentos e Logística eleito em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Graduado em Engenharia Mecânica pela University of Kansas, nos EUA. Iniciou sua carreira na Accenture, onde atuou por 21 anos, 10 deles como diretor. Atendeu em especial os setores de petróleo e de energia elétrica. Na CPFL Energia, atuou estatutariamente como vice-presidente da holding e de suas controladas por 7 anos, responsável pelas áreas de suprimentos, tecnnologia da informação, processos, qualidade e serviços compartilhados. Está na Energisa há mais de dois anos, como diretor de integração dos projetos pós-aquisição do Grupo Rede (PMI) e na montagem da Central de Serviços Energisa (CSE).

Daniele Araújo Salomão Castelo Diretora de Gestão de Pessoas RCA 11/05/2023 RCA 2024

Nascida em novembro de 1978, Diretora de Gestão de Pessoas eleita em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, em 2001. Possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. É atual Diretora de Gestão de Pessoas das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, e Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e diretora da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Empresa Elétrica Bragantina S/A; Companhia Nacional de Energia Elétrica; Caiuá – Distribuição de Energia S/A; Companhia Força e Luz do Oeste; Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A.

Fernando Cezar Maia Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia RCA 11/05/2023 RCA 2024

Engenheiro Eletricista pelo Instituto Militar de Engenharia em 1980. Nos últimos seis anos, como sócio da BENCH Consultoria, atuou como consultor na área regulatória junto ao Grupo Energisa. De 2003 a 2010 foi Diretor Técnico e Regulatório da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia ABRADEE. Foi Superintendente de Comercialização de Energia e Superintendente de Tarifas da Light entre 2000 e 2003. Atuou como Assessor do Diretor Geral da ANEEL desde a sua criação até 2000. Anteriormente ocupou diversas posições gerenciais na Eletronorte, nas áreas de planejamento elétrico, energético, de mercado e de novos negócios. Membro suplente do Conselho Fiscal da CESP. Declarações: Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. Adicionalmente, o administrador acima declara que não é, nos termos da legislação aplicável, considerado uma pessoa exposta politicamente.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, um décimo das ações com direito a voto, ou cinco por cento das ações sem direito de voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por no mínimo três e no máximo cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da Energisa prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. O Conselho deve ser composto de no mínimo três e no máximo cinco membros e suplentes em igual número. O Conselho Fiscal foi instalado na Assembleia Geral Ordinária realizada em 28 de abril de 2020, sendo composto por 05 membros titulares e 05 membros suplentes, todos com mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária da Companhia.

Nome Cargo Eleição Término
Flavio Stamm Membro AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Desde 1992, atua em Conselhos de Administração, Fiscais e na prestação de serviços de consultoria e assessoria empresarial nas áreas administrativa, financeira, societária, tributária e auditoria. É sócio da Stamm & Stamm Consultorial empresarial e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Anteriormente, no período de 1981 a 1992 foi executivo na área financeira do Grupo Brasmotor.

Vania Andrade de Souza Membro AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Participou do Programa de Desenvolvimento de Sócios da KPMG, desenvolvido em conjunto com a Fundação Dom Cabral, a quinta melhor escola de negócios do Mundo de acordo com a revista Financial Times de 2011. Atualmente, sócia aposentada de auditoria no escritório do Rio de Janeiro. Ocupou posição de liderança no setor de energia elétrica da KPMG Brasil por mais de 10 anos. Tem mais de 34 anos de experiência, atuando com diversos setores entre eles: infraestrutura, principalmente energia elétrica, empresas industriais e comerciais, assets managements e empresas sem fins lucrativos. Participou como membro do Centro de Excelência de Energia Elétrica da KPMG Internacional e membro do GT6 – Grupo Técnico de Energia Elétrica do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil por mais de 10 anos. É membro do Conselho Fiscal do Lar Santa Catarina, uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a promoção da Assistência Social, localizada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Fernanda Guimarães Cotta e Silva Membro AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Contadora, graduada em administração de empresas – UFRJ, ciências contábeis – UCAM, MBA em gestão executiva e Finanças – IBMEC e CP3P Professional – PPP. Possui experiência de mais de 13 anos no BNDS.

Mario Daud Filho Membro AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Formado em direito pela PUC SP em 1982; atualmente é Diretor Jurídico e de Compliance da Videolar-Innova S.A., atuando precipuamente nas áreas de contratos, societária e tributária. Foi membro do Conselho Fiscal da AES Eletropaulo no período entre 2013 e 2019, sendo o Presidente do Conselho no último mandato. É membro do Conselho Consultivo do grupo NC Farma (EMS), maior grupo farmacêutico no Brasil, desde 2014. Membro da Comissão Técnica da Associação de Investidores em Mercado de Capitais pela GF (Geração Futuro)Gestão de Recursos Ltda. e Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC.

Marcos Paulo Pereira da Silva Membro AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Contador, com MBA em Finanças pela COPPEAD. Executivo com mais de 20 anos de
carreira. Atuou durante 8 anos (2002 a 2010) como Auditor Externo da PwC. Está há 13
anos no BNDES e possui experiência em diversas áreas do banco, tendo passado pela
Auditoria Interna (2010-2013), Área de Mercado de Capitais (2013-2016), onde atuou
como Membro do Comitê de Controladoria da VALE (Abr/2015 a Set/2016). Desde
2016 atua na Área de Controladoria, tendo assumido as funções de Assessor, Chefe de
Departamento e Superintendente da Área. Atualmente é o Chefe do Departamento de
Contabilidade onde é responsável dentre outras atribuições por: (a) elaborar e
promover a devida divulgação das demonstrações financeiras das empresas do
Sistema BNDES domiciliadas no Brasil, bem como dos Fundos por ele administrados (b)
realizar a gestão dos impostos e contribuições, correntes e diferidos, IRPJ, CSLL, PIS,
COFINS e ISS, incidentes sobre receita e lucro das empresas do Sistema BNDES
domiciliadas no Brasil. Desde 2021 é representante do BNDES no CONFIA – Programa
de Conformidade Cooperativa Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil
(RFB).

Gilberto Lerio Suplente AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Sócio Gerente da Revisora Paulista S/C Ltda. (outubro de 1992 até presente data). Sócio Gerente da Lério & Zancaner Auditores Independentes.

Antonio Eduardo Bertolo Suplente AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Graduado em ciências contábeis e especialização em controladoria. Possui experiência de mercado, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de auditoria contábil, controladoria e consultoria contábil fiscal. Professor universitário e de cursos de extensão de disciplinas na área contábil.

Andre Ayres de Oliveira Suplente AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Vasta experiência na indústria de investimento em Private Equity, M&A, análise de viabilidade de projetos, análise de capex, estruturação de
Governança Corporativa, finanças, valuation, captação de dívida estruturada, IPO, processo de orçamento, planejamento estratégico, direito
societário, negociações diversas, pacotes de remuneração, estratégia ESG, contabilidade, gestão comercial, operacional, gestão de caixa, processo
de recuperação judicial, turnaround.
Atuação principal no setor de infraestrutura, bens de capital e tecnologia

Leonardo José da Silva Neves Gonzaga Suplente AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Contador formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000/2), MBA em Finanças no IBMEC/RJ (2009) e certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão – CFG. Possui experiência de 18 anos e oito meses no BNDES (atualmente, na Área de Mercado de Capitais AMC1), tendo contribuído por cerca de 12 anos como Executivo na Área Financeira. Atualmente, é responsável pelo Acompanhamento de Investimentos da BNDESPAR nas empresas de sua carteira. Possui experiência em elaboração de Relatórios Gerenciais e Contábeis, Governança Corporativa e acompanhamento de Investimentos em Participações. Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC, atuando como membro de Comitê de Auditoria de várias empresas da carteira da BNDESPAR.

Guilherme Pereira Alves Suplente AGOE 26/04/2023 AGOE 2024

Atua na gestão das áreas de Planejamento Financeiro, Tesouraria, Relação com Investidores, Controladoria, Private Equity e Finanças Corporativas com carreira desenvolvida em Banco e Fundos de Investimentos, varejista de cosméticos e empresa do mercado fitness. Possui Mestrado em Finanças pela University of Tampa, Sykes School of Business,  Graduação em Administração de Empresas, pela Lincoln Memorial University, School of Business.

Comitê de Remuneração e Sucessão

O Comitê de Remuneração e Sucessão é o órgão responsável por auxiliar o Conselho de Administração em questões relativas à remuneração dos membros da administração e à indicação de pessoas para ocupar cargos na administração. O comitê, constituído inicialmente na reunião do Conselho de Administração datada de 4 de fevereiro de 2010 , e conta com Regimento Interno próprio aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 08 de maio de 2015 (“Regimento Interno do Comitê de Remuneração”).. Atualmente, com o intuito de manter uma política consistente para a remuneração dos administradores, observadas as normas fixadas pela Política de Indicação e de Remuneração dos Administradores aprovada pelo Conselho de Administração em reunião realizada em 25 de outubro de 2023. O comitê é composto por no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros, sendo ao menos um especialista nas matérias de competência do comitê e um conselheiro independente.

O Comitê de Remuneração e Sucessão conta com regimento próprio, aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada em 8 de maio de 2015, e que estabelece a finalidade, composição e forma de funcionamento e as competências do comitê. O regimento não é disponibilizado para consulta pública.

Nome Cargo Eleição Término
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho Membro Independente e especialista 11/05/2023 AGOE 2024

Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation.

Ivan Müller Botelho Membro 11/05/2023 AGOE 2024

Nascido em março de 1934, formado em Engenharia Elétrica pela University of Miami, já foi vice-presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), membro do Conselho Consultivo da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e membro do Conselho Empresarial de Política Industrial da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Conselho de Administração da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S/A; Rede Energia Participações – Em recuperação judicial e Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A – Em recuperação judicial.

José Luiz Alqueres Membro independente 11/05/2023 AGOE 2024

Nascido em março de 1944, Engenheiro civil pela EPUC-RJ turma de 1966, pós graduado em Planejamento Urbano pela OEA (1971) e Planejamento Energético pela Universidade de Chicago (1979). É o Diretor Executivo da JL Alquéres Consultores Associados desde janeiro de 1999 e Conselheiro da Queiroz Galvão – Exploração e Produção. Trabalhou na área da engenharia, das finanças e da cultura. Após anos de formação e carreira desempenhou importantes funções como presidente da CERJ, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobrás, Secretário Nacional de Energia, presidente da Eletrobras, Diretor do BNDESPAR, Diretor da Cia. Bozano Simonsen, Presidente da Alstom, Presidente da Light SA, é agora Editor Chefe da Edições de Janeiro. Foi Conselheiro de empresas públicas e privadas como CERJ, ELETROBRAS (três vezes) Itaipu Binacioonal, CEMIG (duas vezes), Energias do Brasil (duas vezes), CPFL, CELESC, LIGHT, CHESF, ALCOA, FURNAS, NUCLEBRAS e outras. Preside o Conselho da Sociedade de Amigos do Museu Imperial, é vice-presidente da Casa Stefan Zweig e do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Foi Conselheiro da Fundação Nacional Promemória, presidiu a Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional.

Armando de Azevedo Henriques Membro independente 11/05/2023 AGOE 2024

Conselheiro não executivo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; na Vix Logística S.A. e da Ibitu Energia S.A. Certficado como conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e membro do IBGC e do IPGC – Instituto Português do Governo das Sociedades. Como executivo, desenvolve novos empreendimentos nas áreas de Oil&Gas e energia, com base na vasta experiência no setor de energia. Mais recentemente, atuou como Presidente da Duke Energy International até sua venda em dezembro de 2016, tendo atuado como CEO e Presidente do Conselho de Administração. Antes de ingressar na Duke Energy, ocupou vários cargos internacionas na BG Group, incluindo Presidente BG Brasil, BG Itália e Espanha e BG Argentina. Também atuou como VP Comercial Trinidad&Tobago. Atuou ainda como conselheiro da Metrogras e da ONS. Formado em engenharia química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido ainda mais sua experiência através do programa de gestão avançada na Wharton School (Universidade de Pensilvânia) e no programa de tecnologia de reatores do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology).

Comitê de Gestão de Riscos Decorrentes do Mercado Financeiro

O Comitê de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, constituído em 27 de abril de 2010, fornece apoio consultivo à Vice-Presidência Financeira no processo de gestão de risco de mercado financeiro, sendo responsável por avaliar operações, processos e procedimentos e propor alternativas. O comitê será composto ao menos pelos seguintes membros: (i) Vice-Presidente Financeiro da Companhia (cargo exercido pelo Diretor Financeiro); (ii) Diretor de Finanças Corporativas da Companhia; e consultor Externo especializado na gestão de riscos, em especial os de caixa e endividamento. O Comitê de Gestão de Riscos deverá, periodicamente, obter assessoria independente de consultores de macroeconomia e de mercado financeiro.

O Comitê de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, por sua vez, não possui regimento interno, mas deve observar o disposto na Política de Gestão de Riscos decorrentes do Mercado Financeiro, aprovada pelo Conselho de Administração em reunião datada de 12 de setembro de 2019.

Nome Cargo Eleição Término
Maurício Perez Botelho Membro 11/05/2010 Indeterminado

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

Antonio Carlos de Andrada Tovar Membro 05/04/2020 Indeterminado

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1997 e em Direito pela Universidade Estácio de Sá, em 2013. É pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Indústrial pela UFRJ, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e é Mestre em Engenharia Industrial pela PUC-RJ. Tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e de infraestrutura. Exerceu posições executivas como Diretor Financeiro da Companhia de Gás de Minas Gerais, Chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia e Chefe do Departamento de Telecomunicações do BNDES. Foi membro do Conselho de Administração da RME – Rio Minas Energia e Participações S.A., da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. ±TAESA, da Energia Paulista Participações S.A. e do Conselho Fiscal da AES Tietê S.A..

I9 Advisory Consultoria LTDA Membro 02/01/2017 Indeterminado
Comitê de Auditoria e Riscos

O Comitê de Auditoria e Riscos, constituído inicialmente em 15 de fevereiro de 2010, atua no acompanhamento e aconselhamento do Conselho de Administração nos assuntos relativos aos relatórios contábeis e financeiros, administração de riscos, atividades dos auditores internos e do canal de denúncia de irregularidades. O comitê tem como principais atribuições monitorar e controlar a qualidade das demonstrações financeiras, controles internos e o gerenciamento de riscos e compliance. Referido comitê deve ser constituído por no mínimo três membros indicados pelo Conselho de Administração.

Quanto ao Comitê de Auditoria e Riscos, seu regimento interno, que estabelece a finalidade, composição e forma de funcionamento e as competências do comitê, foi aprovado pelo Conselho de Administração em reunião datada de 8 de maio de 2015. O regimento do Comitê de Auditoria e Riscos não é disponibilizado para consulta pública.

Nome Cargo Eleição Término
Armando de Azevedo Henriques Membro Independente RCA 11/05/2023 AGOE 2024

Conselheiro não executivo do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; na Vix Logística S.A. e da Ibitu Energia S.A. Certficado como conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e membro do IBGC e do IPGC – Instituto Português do Governo das Sociedades. Como executivo, desenvolve novos empreendimentos nas áreas de Oil&Gas e energia, com base na vasta experiência no setor de energia. Mais recentemente, atuou como Presidente da Duke Energy International até sua venda em dezembro de 2016, tendo atuado como CEO e Presidente do Conselho de Administração. Antes de ingressar na Duke Energy, ocupou vários cargos internacionas na BG Group, incluindo Presidente BG Brasil, BG Itália e Espanha e BG Argentina. Também atuou como VP Comercial Trinidad&Tobago. Atuou ainda como conselheiro da Metrogras e da ONS. Formado em engenharia química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido ainda mais sua experiência através do programa de gestão avançada na Wharton School (Universidade de Pensilvânia) e no programa de tecnologia de reatores do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology).

Luciana Oliveira Cezar Membro Independente RCA 11/05/2023 AGOE 2024

Sócia fundadora e diretora geral da STS GAEA CAPITAL. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. Foi sócia fundadora da STK Capital (gestora de recursos de renda variável) e da consultoria VirtusBR Partners. Previamente, foi diretora responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e diretora do Industrials and Conglomerates Advisory Group do Banco ABN AMRO. Antes disso foi Vice President de Investment Banking e M&A na Merrill Lynch no Brasil e em Nova York e Associate na Lehman Brothers em Nova York. Foi membro do Conselho de Administração da Norte Energia entre 2013 e 2015. É bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Ph.D. em Economia e Finanças pela Harvard University.

Omar Carneiro da Cunha Sobrinho Membro Independente RCA 11/05/2023 AGOE 2024

Nascido em julho de 1946, formado em economia pela Universidade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, é ex-presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A, foi também presidente da AT&T Brasil Ltda. Atualmente, é vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro e membro da administração da Brazilian Fast Food Corporation.

Comitê de Divulgação

O Comitê de Divulgação tem as seguintes principais atribuições: (a) gerir a política de divulgação da Companhia, sendo responsável pelo registro de acesso às informações privilegiadas, classificando-as de acordo com critérios que possam facilitar o seu monitoramento; (b) centralizar as informações relevantes da Companhia e suas controladas, auxiliando o Diretor de Relações com Investidores nas suas obrigações perante a CVM; (c) discutir e recomendar a divulgação ou não divulgação de atos e fatos relevantes e comunicados ao mercado; e (d) revisar e aprovar as informações divulgadas ao mercado, antes de serem publicadas.

Referido comitê atua na gestão da Política de Controle e Divulgação aprovada pelo Conselho de Administração em 12 de setembro de 2019. O Comitê de Divulgação será constituído por no mínimo três e no máximo cinco membros que serão nomeados pelo Presidente do Comitê, que obrigatoriamente será o Diretor de Relações com Investidores da Companhia, e deverão ser profissionais com comprovados conhecimentos na área jurídica, financeira, de mercado de capitais e de relação com investidores.

Nome Cargo Eleição Término
Maurício Perez Botelho Presidente 01/09/2023 01/09/2024

Nascido em dezembro de 1960, formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho e em Finanças pela Tutane University School of Business (New Orleans – USA), foi analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland – USA) e assistente financeiro do vice-presidente da American Express Bank (New York). É membro titular do Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A. E também é conselheiro suplente da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A; Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A e Rede Energia Participações – Em recuperação judicial.

Olivia de Lima Teixeira Membro 01/09/2023 01/09/2024

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Finanças pela Coppead. De 2008 a 2010, trabalhou na Orange, como estagiária e Analista de Recursos Humanos. De 2011 a 2014 foi Analista de Processos na CPM Braxis Capgemini e Tim Brasil. Em abril de 2014, ingressou na Energisa S.A. na área financeira – até 2017 atuou como Analista de Finanças; de 2017 a 2021 atuou como especialista; e de 2021 a 2022 como Coordenadora de Mercado de Capitais. Em setembro de 2022 iniciou como Gerente de Relação com Investidores.

Pablo Silva Teixeira Membro 01/09/2023 01/09/2024

Nascido em janeiro de 1985, formou-se em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2008), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC (2013) e Mestre em Economia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2017). De 2010 a 2012, trabalhou no Grupo Libra, como Trainee e Analista Sênior de Planejamento Estratégico e Novos Negócios. De 2012 a 2015 foi Analista Sênior de Planejamento Financeiro e Orçamento na Vale, e atuou em algumas consultorias internacionais de análise econômico-financeira através do instituto Euromonitor International (2016-19). Em abril de 2019, ingressou na Energisa S.A. como Especialista de Relações com Investidores.

Antonio Carlos de Andrada Tovar Membro 01/09/2023 01/09/2024

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1997 e em Direito pela Universidade Estácio de Sá, em 2013. É pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e é Mestre em Engenharia Industrial pela PUC-RJ. Tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e de infraestrutura. Exerceu posições executivas como Diretor Financeiro da Companhia de Gás de Minas Gerais, Chefe do Departamento de Fontes Alternativas de Energia e Chefe do Departamento de Telecomunicações do BNDES. Foi membro do Conselho de Administração da RME – Rio Minas Energia e Participações S.A., da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA, da Energia Paulista Participações S.A. e do Conselho Fiscal da AES Tietê S.A..

João Paulo Moraes e Silva Paes de Barros Membro 01/09/2023 01/09/2024

Advogado com experiência em escritórios de advocacia de médio e grande porte e empresas de grande porte. Especializado em Direito Societário, Contratos e Mercado de Capitais. Assessor Jurídico da Energisa S/A desde outubro de 2010. O participante, nos últimos 5 anos, não incorreu em: (i) qualquer condenação criminal; (ii) qualquer condenação em processo administrativo da CVM; e (iii) qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. Adicionalmente, o participante acima declara que não é, nos termos da legislação aplicável, considerado uma pessoa exposta politicamente.

Comitê de Ética

O Comitê de Ética da Companhia é o principal responsável pela condução das apurações, divulgação e comunicação de irregularidades nas esferas e níveis cabíveis do Grupo Energisa. O Comitê de Ética da Companhia atua com independência, autonomia e de acordo com regimento interno próprio, aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia, sendo que suas principais atribuições estão explicitadas no Código de Ética e Conduta. Destaca-se ainda que o Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia é periodicamente informado sobre as atividades do Comitê de Ética.

Nome Cargo Eleição Término
Antonio Mauricio de Matos Gonçalves Membro 22/12/2022 22/12/2025

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 20 anos de experiência no setor elétrico, sendo 8 anos na Energisa, com carreira desenvolvida nas áreas de operação, construção, manutenção e planejamento e orçamento. Ingressou na Energisa Mato Grosso do Sul como Gerente de Construção de Linhas e Subestações (2014), atuou como Ger de Construção e Manutenção da Distribuição (2016-2018). A partir de maio de 2018, começou a exercer o cargo de Gerente de Planejamento e Orçamento, desenvolvendo diversas atividades e projetos que geraram valor aos acionistas.

Daniele Araújo Castelo Salomão Membro 22/12/2022 22/12/2025

Nascida em novembro de 1978, Diretora de Gestão de Pessoas eleita em 14/05/2020 com término previsto do mandato em um ano. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará, em 2001. Possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. É atual Diretora de Gestão de Pessoas das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A, e Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S/A e Energisa Sergipe- Distribuidora de Energia S/A e diretora da Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S/A; Empresa Elétrica Bragantina S/A; Companhia Nacional de Energia Elétrica; Caiuá – Distribuição de Energia S/A; Companhia Força e Luz do Oeste; Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S/A.

Erika Ferrari Cunha Membro 22/12/2022 22/12/2025

Graduada em Sistemas de Informação pela Unipac Leopoldina, em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Internacional – Uninter e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 25 anos de experiência profissional na Energisa, com carreira desenvolvida nas áreas de estudos de novas tecnologias, construção e manutenção de rede de distribuição, proteção da distribuição, departamento de operações e assessoria de planejamento e orçamento. Ingressou na Energisa Minas Gerais como técnica de distribuição (1997), passando para analista técnico e analista de planejamento (2011). A partir de maio de 2011, assumiu o cargo de Coordenadora do Núcleo de Qualidade no departamento de operação na Energisa Sergipe. A partir de 2018 assumiu o cargo de Coordenadora de Planejamento e Programação no Departamento de Construção e Manutenção e em dezembro de 2020 assumiu a Gerência da Assessoria de Planejamento e Orçamento, desenvolvendo diversas atividades e projetos que geraram valor aos acionistas.

Gioreli de Sousa Filho Membro 22/12/2022 22/12/2025

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pós-Graduação em Gestão pela Faculdade Machado Sobrinho. Atua no Grupo Energisa desde 1988, onde exerce atividades nas Diretorias das distribuidoras do grupo desde 2000 (Diretoria Adjunto de Distribuição ±2000 a 2003 / Diretoria Técnica da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo 2003 a 2010 / Diretoria da Energisa Soluções 2008 a 2010). Nos últimos anos, atuou como Diretor Técnico e Comercial da Energisa Sergipe (2010 a 2011), Diretor Presidente da Energisa Sergipe (2011 a 2014), Vice Presidente de Distribuição do Grupo Energisa (2014 a 2016) e, mais recentemente, como Diretor Presidente da Energisa Mato Grosso do Sul. Em julho de 2017, voltou a assumir a Vice Presidência de Distribuição do Grupo Energisa. Atualmente é Diretor das controladas de distribuição de energia da Companhia.

José Adriano Mendes Silva Membro 22/12/2022 22/12/2025

Engenheiro eletricista, formado pela faculdade de engenharia de Barretos – SP, fez pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência, pela Universidade Federal de Itajubá – MG. Cursou MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, pela Fundação Getúlio Vargas – RJ, e fez mestrado em engenharia elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos em Alta Tensão, também pela Universidade Federal de Itajubá.
Foi diretor de operação das Centrais Elétricas Matogrossenses S.A até o ano de 2012, posteriormente ingressou no Grupo Energisa e exerceu a função de Diretor Técnico Comercial da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo (2014 a 2015) e Diretor Técnico e Comercial da Energisa Sul Sudeste (2015 a 2018).
No final de 2018 foi convidado a assumir o cargo de Diretor Presidente da Energisa Acre, empresa recém adquirida pela Energisa no leilão de privatização do setor elétrico, função que exerce até a data atual.
Nesse período desempenhou as funções de gestão das empresas, sempre procurando entregar os resultados empresarias que atendessem os acionistas, clientes, colaboradores, e sociedade em geral, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico das regiões sob concessão, através da melhoria da disponibilidade e qualidade no fornecimento da energia elétrica.

Alessandro Brum Membro 22/12/2022 22/12/2025

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei e MBA em Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos pela FGV e Direito e Regulação do Setor Elétrico pelo IDP. Possui 19 anos de experiência profissional na Energisa, tendo atuado nas concessões de Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso e desde 2017 atuando na Energisa Tocantins, sendo de 2017 a 2020 como Diretor Técnico e Comercial e desde 2020 como Diretor Presidente.

Luiz Augusto Mendonça Membro 22/12/2022 22/12/2025

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui pós graduação latu sensu em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho. É ex-estagiário/coordenador do CEAG/MG, ex-professor do Colégio Politécnico Pio XII, ex-engenheiro, assessor de treinamento e gerente de recursos humanos da Energisa Minas Gerais, ex-diretor presidente da Teleserv S/A, ex-diretor administrativo da Energisa Sergipe, Energisa Borborema, Energisa Paraíba e Energisa Mato Grosso do Sul, ex-diretor corporativo de recursos humanos do Grupo Energisa e ex-presidente do Conselho Deliberativo da Energisaprev. Atualmente ocupa cargo de administrador-estatutário da Energisa Planejamento e Corretagem de Seguros Ltda. e o cargo de gerente de riscos e controles internos do Grupo Energisa.

Fernanda Rocha Campos Pogliese Membro 22/12/2022 22/12/2025

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Possui 25 anos de experiência com carreira desenvolvida em escritórios de advocacia e, desde 2000, em assessorias jurídicas de empresas do Grupo Energisa. Em 2014, assumiu a Gerência Corporativa Jurídica do Grupo com o desafio de padronizar os procedimentos da área nas unidades, e, em dezembro de 2016, assumiu a Diretoria Jurídica do Grupo.